Cultura africana no Brasil: Assembléia deve sediar seminário


06/02/2004 20:15

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Encontro prepara seminário "Herança e Cultura do Povo Africano no Brasil" Clique para ver a imagem ">

DA REDAÇÃO

Diversas entidades e movimentos de defesa dos direitos dos afrodescendentes, assim como parlamentares municipais e estaduais, estão preparando o 2º Seminário "Herança e Cultura do Povo Africano no Brasil". No ano de 2003, o evento foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo e teve como tema o eixo cultural entre comunidades africanas dentro e fora da África.

Em São Paulo há uma grande comunidade de moçambicanos, um dos focos de atenção do primeiro seminário, prestigiado, inclusive, com a presença da filha do presidente de Moçambique.

Nesta sexta-feira, 6/2, foi realizada a primeira reunião convocada pela Coordenação Executiva do seminário. Nuno Coelho, coordenador do evento, é jornalista e assessor da vereadora Lucila Pizani. Na pauta, a programação e o calendário das atividades do segundo seminário, e uma análise crítica do primeiro.

Com a presença de representantes de diversas entidades, como o coordenador dos Agentes das Pastorais Negras, Edgar Amaral, da Comunidade Ativa de Desenvolvimento Socio-cultural de Cidade Tiradentes, João, e da Associação Cultural Poder Negro, Sidnei, além de assessores parlamentares e integrantes do Grupo de Negros e Políticas Públicas da Assembléia Legislativa, discutiu-se como ampliar o espectro do seminário, sempre do ponto de vista da contribuição cultural dos povos de origem africana na cultura brasileira.

Segundo Edgar, o objetivo central do seminário é o resgate da herança cultural, além de constituir um espaço de discussão e busca de caminhos. A temática cultural acaba por trazer à luz os demais temas relacionados, como a garantia de direitos sócio-econômicos e religiosos e a inclusão da cultura de origem africana nos currículos escolares. E há uma grande diversidade cultural a ser discutida e aprendida que, através desse intercâmbio, levará também ao encontro das origens étnicas de diversas populações negras brasileiras. Como diz Nuno Coelho, "para se falar de África, é impossível, porque há várias Áfricas no continente!"

As atividades relacionadas devem ocorrer em seminários regionais que levarão ao seminário principal, previsto para o período de 13 a 15 de outubro deste ano na Assembléia Legislativa de São Paulo.

alesp