Secretário da Fazenda é ouvido pela CPI da Guerra Fiscal
"O Estado de São Paulo tem tomado medidas de combate à guerra fiscal, pautando-se pelo absoluto atendimento à legalidade, interpondo ações de inconstitucionalidade a diversos benefícios concedidos por algumas unidades da federação", declarou o secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Machado da Costa, ouvido nesta quarta-feira, 18/6, na CPI da Guerra Fiscal, presidida pelo deputado Roberto Morais (PPS). Dentre os Estados questionados, estão Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Segundo o secretário, "o julgamento dessas ações pelo Supremo Tribunal Federal (STF) facilitaria um acordo para o que se chama guerra fiscal. Não julgando, o STF leva os Estados a intensificarem os incentivos", ponderou.
Reforma Tributária
"Pela proposta, todas as operações interestaduais passarão a ser tributadas em 2%. Essa redução significará uma perda de R$ 3,5 bilhões. Nossa proposta é que a alíquota seja de 4%", falou o secretário.
Postos de Fiscalização
Respondendo ao relator da CPI, deputado Jorge Caruso (PMDB), sobre a implantação de postos de fronteira, para impedir casos de sonegação como o da soja-papel, Costa disse que o custo-benefício de instalação desses postos não compensa. "Para o Estado, é melhor manter postos volantes, para operações especiais, pois o custo para manter em torno de 1.500 fiscais nesses postos é muito alto".
Nota Fiscal Eletrônica (NFE)
Segundo ele, a implantação da NFE, concluída neste semestre, vai permitir um controle maior das operações interestaduais. "A partir de agora saberemos, eletronicamente, que a mercadoria vai chegar ao Estado. Então, se for o caso, montamos uma operação especial, utilizando fiscais em postos volantes", explicou, acrescentando que, para os produtos destinados à exportação, por exemplo, "hoje já existe um mecanismo eletrônico para fazer o cruzamento entre os dados vindos da Receita Federal, com uma defasagem aproximada de três horas".
Sonegação
"A sonegação é um fato. Temos que nos estruturar para minimizar a sonegação e a concorrência desleal para aqueles que estão efetivamente pagando seus tributos", finalizou o secretário.
Soja-papel
A CPI ouviu também o delegado do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), Giovanni Sesti Moschini. As informações trazidas por ele comprovaram o que a CPI já suspeitava: a soja nunca existiu, mas sim a abertura de empresas para fazer o giro dos papéis fiscais. "O que o Deic apurou é que existe o crime da soja-papel e o inquérito está longe de ser concluído. Já houve a quebra de sigilo bancário para saber, exatamente, de onde veio e para onde foi o dinheiro envolvido na operação", falou, acrescentando que "o que importava mesmo, conforme apuramos, era o lucro da operação fiscal".
A CPI volta a se reunir na próxima quarta-feira, 25/6, para leitura e votação do relatório final.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições