Melhorias para segurança pública de São Vicente


12/05/2009 16:39

Compartilhar:

Antônio Ferreira Pinto e Luciano Batista (centro) com vereadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/LUCIANOBATISTASAOVICENTE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luciano Batista (PSB) reivindicou ao secretário estadual da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, o aumento do número de delegados e policiais civis e militares em São Vicente, para melhorar o combate à criminalidade. No encontro, no dia 11/5, o deputado estava acompanhado do prefeito em exercício, Rogério Barreto, e dos vereadores Diogo Batista e Pedro Gouvêa.

Há cerca de duas semanas, a Secretaria da Segurança Pública divulgou dados que apontaram o aumento da criminalidade no município e na região da Baixada Santista.

Na reunião, Batista solicitou o aumento do efetivo. "O 39º Batalhão da Polícia Militar, que fica em nossa cidade, tem aproximadamente 500 policiais. Ocorre que esse número está muito abaixo das necessidades, pois o previsto para a lotação de batalhão é por volta de 600 homens, o que demonstra uma defasagem de quase 100 policiais".

Luciano ainda afirmou que esee efetivo foi fixado na fundação do batalhão em maio de 1989, ou seja, há 20 anos. E a população da cidade já aumentou cerca de 20%. "Além do fato de que o município recebeu várias unidades prisionais - PI, PII, um CDP, uma unidade da Fundação Casa e um presídio feminino em construção. A previsão é que São Vicente conte com, aproximadamente, cinco mil reclusos".

Atualmente, o efetivo da Polícia Militar de São Vicente é usado, quase em sua totalidade, para fazer escoltas. "Só no primeiro trimestre deste ano foram feitas mais de 600 escoltas, o que dá uma média de 10 escoltas por dia, considerando apenas os dias úteis", ressaltou Batista.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp