40ª audiência da Frente Pró-Envelhecimento Saudável


06/05/2009 17:25

Compartilhar:

Audiência da Frente Pró-Envelhecimento Saudável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/PRANDITERCEIRAIDADE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Violência, negligência, gratuidade no transporte, defasagem das aposentadorias e pensões, saúde e preconceito. Os temas foram abordados e dominaram os debates na 40ª audiência pública da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, no dia 30/4. Coordenada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a frente realizou o debate em parceria com Comissão Especial de Vereadores (CEV) Qualidade de Vida para um Envelhecimento Saudável, da Câmara de Santos, coordenada pelo vereador Adílson Júnior.

O tema central, Seis anos do Estatuto do Idoso em sua vida, foi abordado pela deputada, que reiterou a necessidade de garantir absoluto respeito aos direitos dos idosos. No contexto, destacou as principais conquistas asseguradas pela Lei Federal 10.741/2003, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que dispõe sobre o Estatuto. "Foram vários anos de muita luta e resistência. O envelhecimento saudável é um direito. Vivemos cada vez mais e precisamos nos preparar para esse evento. Essa etapa da vida tem que ser vivida em sua plenitude, com alegria, participação, prazer e respeito da sociedade", enfatizou a parlamentar.

Prandi citou estatísticas, segundo as quais o Brasil terá a quinta maior população de idosos do mundo, em 2030. "O principal nós já conquistamos, que é colocar na pauta da sociedade a questão do envelhecimento", frisou.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp