Fórum Estadual de Reforma Agrária lança carta de princípios


03/05/2007 18:07

Compartilhar:

Raul Marcelo, Simão Pedro, Ed Thomas e José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REF AGRAR MESA 411LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lançamento da Carta de Princípios da Reforma Agrária<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/REF AGRAR MESA 405LEM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada nesta terça-feira, 3/5, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa, a Carta de Princípios da Reforma Agrária. O lançamento fez parte do Fórum Estadual de Reforma Agrária e foi conduzido pelo deputado José Zico Prado (PT), com a participação dos deputados Simão Pedro (PT), Enio Tatto (PT) e Raul Marcelo (PSOL).

Segundo Sabrina Diniz, uma das coordenadoras do evento, esse espaço, que se repete a cada 15 dias, possibilita a articulação e troca de informações pelos integrantes do movimento pela reforma agrária e justiça no campo. Participam do fórum servidores do Incra e de movimentos sociais como o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado (Feraesp), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e Movimento dos Sem Terra (MST), entre outros, além de organizações não governamentais, parlamentares e juristas.

No evento foram discutidas modalidades de latifúndio e novos modelos que garantam emprego e renda para a sociedade e distribuição de terra e riqueza. Também estiveram em pauta a democratização da propriedade da terra, o respeito aos direitos humanos no meio rural, a demarcação e regularização das terras dos quilombolas e indígenas e, ainda, formas de regulamentar o avanço do agronegócio, especialmente com a extensão das plantações de cana-de-açúcar para aumentar a produção de etanol, sacrificando as áreas que são exploradas pela agricultura familiar.

Simão Pedro afirmou discordar da posição do secretário do Meio Ambiente do Estado, Francisco Graziano, para quem as questões agrárias estão resolvidas em São Paulo. Para o deputado, há grande quantidade de terras devolutas que deveriam ser utilizadas para assentamentos. Enio Tatto lembrou ser oriundo de uma família de pequenos agricultores, que fracassou na tentativa de preservar suas terras.

alesp