Assembléia Popular


09/11/2007 08:10

Compartilhar:

Darcy Rosa dos Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop darcy rosa dos reis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Eduardo Ventura Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop Carlos Eduardo Ventura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anderson Cruz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ass Pop Anderson Cruz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Não vote nele

Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), sugeriu aos pais de alunos da escola pública nomes de figuras públicas em quem não deveriam votar nas próximas eleições.

Carros oficiais

Após traçar sua trajetória em São Paulo desde que aqui chegou em 1961, vindo de Fortaleza, Sávio Nogueira Holanda, da Imprensa Oficial do Estado, retomou suas críticas àquela empresa, desta vez apontando o mau uso de carros oficiais.

Incoerência

Discutindo as recentes contendas em torno da votação no Congresso Nacional da prorrogação da CPMF, o cidadão Sebastião José da Silva disse surpreender-se com a troca de posições dos integrantes do PT e do PSDB a respeito do tributo.

Preconceito

Anderson Cruz, do Instituto de Educação de São Paulo, defendeu-se das acusações, de que foi alvo em sessões passadas, de ser preconceituoso por ter sido contra recente viagem da ministra Marta Suplicy ao exterior.

Ancestrais

A propósito da passagem do dia de finados, no último dia 2/11, Darcy Rosa dos Reis fez referências emocionadas a antepassados de figuras públicas brasileiras.

Revistas e punições

José Roberto Alves da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, retomou suas denúncias sobre desmandos praticados nas escolas públicas, como a mais recente prática de revista e punições de alunos por integrantes da Polícia Militar.

Apagão da saúde

José de Lima, do Sindicato da Saúde de São Paulo, advertiu para o apagão que está para acontecer na área da saúde. "Os doentes são muito mal atendidos na periferia, não por culpa dos médicos e atendentes, mas por falta de investimentos dos governos", reclamou, concluindo que "é urgente que o projeto AMAS comece a funcionar na periferia".

Encontro de policiais veteranos

O representante da Associação de Policiais Civis e Militares do Brasil, Clóvis de Oliveira, convidou os veteranos e policiais da ativa para o IV Encontro de Veteranos da PM. "É um momento importante para rever os companheiros e rememorar o passado desta instituição que muito nos honra", ressaltou. O evento acontece no dia 22/11, a partir das 13h30, na Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Vale-educação

"Os pais não têm com quem reclamar e a única opção é matricular os filhos numa escola pública, cuja qualidade vai de péssima a pior", falou Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste. Para ele, uma das alternativas é a concessão do vale-educação, que vai permitir que os pais matriculem os filhos em escolas particulares, com as despesas pagas pelo governo. Segundo ele, essa proposta será discutida no próximo sábado, 10/11, no Fórum Municipal da Criança, na Câmara Municipal de São Paulo.

Escândalos do sistema prisional

Depois de anunciar que protocolou, no dia 1/11, um pedido no Ministério Público Estadual, para que o órgão investigue os escândalos do sistema prisional do Estado, o cidadão Josemar de Campos Silva elogiou o trabalho que 31 deputados desta Casa, capitaneados pelo deputado Major Olímpio (PV), vêm desenvolvendo pelo Estado.

Hospital para Parelheiros

Josanias Braga, do Movimento Social de Parelheiros, voltou a pedir a construção de um hospital público para a região, informando que foi entregue um abaixo-assinado aos deputados desta Casa e que o secretário da Saúde se comprometeu a iniciar as obras tão logo seja concluído o hospital do M"Boi Mirim. Ele pediu também a melhoria do transporte público: "Quando houver um transporte de massa de qualidade não teremos mais a necessidade de rodízio de veículos", considerou.

Vergonha da democracia

A delegada Maria Lima Matos, do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, voltou a criticar o governo Serra. Segundo ela, "a vergonha da democracia, da soberania nacional, do objetivo maior da República que é o bem comum, sem nenhuma distinção". Para ela, o interesse social e coletivo está acima de tudo e o governo Serra não age de modo a propiciar o bem-estar da população. Ela citou o caso das favelas do Guarujá e do centro de São Paulo, onde, segundo afirmou, há poucas viaturas da Polícia Militar.

Continuação

Dando seqüência ao tema abordado na última semana, William Prado, do Movimento Popular de Saúde Parelheiros-Marsilac, falou sobre o bilhete único, que foge dos critérios pelos quais foi criado. Outros temas por ele abordados foram a interrupção de programas criados pela prefeita Marta Suplicy, a dificuldade que motoqueiros têm para comprar o material exigido para a sua segurança, a inutilidade da linha do metô que liga Capão Redondo a Santo Amaro e os repasses federais para a área de saúde no estado de São Paulo.

Racismo

Débora Maria França usou a tribuna para expressar seu espanto pelo fato de que em Itapecerica da Serra quatro ônibus ficam estacionados na rua, em área de preservação ambiental e expondo os usuários da via pública a perigos de atropelamento. Os proprietários, segundo ela amigos do prefeito, já a ofenderam com termos de teor racista. Ela afirmou esperar que a justiça seja feita e os ônibus sejam retirados do local.

Finalidade social

Carlos Eduardo Ventura Campos, representante do movimento Moradia Ordem e Progresso, declarou que "no governo Lula todos sabem o que acontece", referindo-se à crise aérea. Disse que "agora só se fala de PSDB contra a CPMF" e se esquece que ela é toda revertida para planos de finalidades sociais. Destacou também que é a favor do terceiro mandato preseidencial.

Controle social

"O Movimento Popular de Saúde Pedreira, Campo Grande e Cupecê acompanha com preocupação o desempenho dos conselhos gestores na área abrangida pelas subprefeituras de Santo Amaro e Cidade Ademar" afirmou João Cortes Neto, representante do movimento, que se preocupa com o progressivo esvaziamento das funções deliberativas do conselho, que são: planejamento, avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e ações de saúde em sua área de abrangência.

Moção

Silvério Jorge de Oliveira, do Movimento Popular de Saúde, leu o teor de uma moção que será enviada a Brasília, pedindo para que os delegados da 13ª Conferência Nacional de Saúde criem Conselhos Gestores nos termos da Lei Estadual 12.516/2007.

Legendas

Carlos Eduardo Ventura Campos

Darcy Rosa dos Reis

Anderson Cruz

alesp