Representante da Eletropaulo fala à Comissão de Direitos do Consumidor


27/05/2008 19:53

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Luiz Hernandes e Alex Manente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/COM DIR CONSUMIDOR Luiz Hernandes-Eletropaulo+AlexManente mmy (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Direitos do Consumidor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/COM DIR CONSUMIDOR GERAL mmy (13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O principal tema que motivou o comparecimento do representante da Eletropaulo nesta terça-feira, 27/5, à Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor foi a desativação de postos de atendimento da empresa em São Bernardo do Campo e em outros municípios. Porém, não foi o único. Durante a sessão, os deputados perguntaram ainda sobre outros problemas que vêm ocorrendo com alguma constância, como a cobrança de consumo retroativo e o corte do fornecimento de energia em dias que o consumidor não pode pagar a conta, como nos domingos e feriados.

O representante da Eletropaulo, Luiz Hernandez, esclareceu primeiro como a Eletropaulo age quando ocorre: subtração de energia através de uma via alternativa, sem passagem pelo medidor; e quando há ligação clandestina, através dos chamados "gatos". No primeiro caso, o medidor é retirado sem que haja a interrupção do fornecimento de energia e o medidor é enviado para o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) a fim de sofrer uma perícia. Constatado o perfeito funcionamento do medidor e o consumidor concordando que houve mesmo o desvio de energia, a Eletropaulo então oferece um parcelamento baseado na média de consumo real. No segundo caso, quando há ligação clandestina, o procedimento é diferente deste, com a Eletropaulo fornecendo equipamento gratuito e cobrança diferenciada, a exemplo do que ocorreu nas favelas Heliópolis e Paraisópolis.

Quanto à falta de escritórios de atendimento, Hernandez disse que será aberto no ABC um novo posto com maior capacidade de atendimento, que virá se somar ao já existente. Mas o deputado Rui Falcão (PT) chamou a atenção para a distância de alguns bairros do ABC até os postos de atendimento da Eletropaulo, que a exemplo de outras concessionárias, "já ganha muito dinheiro, suficiente para abrir novos postos de atendimento que não penalizem os consumidores com a perda de tanto tempo nos deslocamentos". O deputado falou ainda da popularização do atendimento via "call center" e de como essa alternativa é frustrante na solução de problemas, no que foi apoiado pela deputada Vanessa Damo (PV), que agradeceu o comparecimento do representante da Eletropaulo, mas cobrou novos postos de atendimento.

O deputado Mozart Russomanno (PP) alertou o representante da Eletropaulo para cortes que estariam havendo nos finais de semana, mas Hernandez declarou que a Eletropaulo não faz cortes aos sábados à tarde e aos domingos. Disse ainda que o consumidor pode pagar seu débito nas lotéricas e que a Eletropaulo acredita na palavra do cidadão, isto é, providencia a religação baseada na informação do consumidor.

Finalmente, o presidente da comissão, Alex Manente (PPS), discordando do que Hernandez havia exposto, disse haver uma lista de casos de parcelamentos que estariam superestimados e que seriam enviados à Eletropaulo para averiguação: "há casos em que a Eletropaulo está cobrando cinco anos de consumo de usuários que possuem a casa há apenas 3 anos", reclamou o deputado.

Participou ainda da reunião o deputado João Barbosa (DEM), que agradeceu a presença do representante da Eletropaulo e elogiou a presteza com que aquela empresa atende as solicitações do Legislativo.

alesp