Representante da Eletropaulo fala à Comissão de Direitos do Consumidor
.jpg)
.jpg)
O principal tema que motivou o comparecimento do representante da Eletropaulo nesta terça-feira, 27/5, à Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor foi a desativação de postos de atendimento da empresa em São Bernardo do Campo e em outros municípios. Porém, não foi o único. Durante a sessão, os deputados perguntaram ainda sobre outros problemas que vêm ocorrendo com alguma constância, como a cobrança de consumo retroativo e o corte do fornecimento de energia em dias que o consumidor não pode pagar a conta, como nos domingos e feriados.
O representante da Eletropaulo, Luiz Hernandez, esclareceu primeiro como a Eletropaulo age quando ocorre: subtração de energia através de uma via alternativa, sem passagem pelo medidor; e quando há ligação clandestina, através dos chamados "gatos". No primeiro caso, o medidor é retirado sem que haja a interrupção do fornecimento de energia e o medidor é enviado para o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) a fim de sofrer uma perícia. Constatado o perfeito funcionamento do medidor e o consumidor concordando que houve mesmo o desvio de energia, a Eletropaulo então oferece um parcelamento baseado na média de consumo real. No segundo caso, quando há ligação clandestina, o procedimento é diferente deste, com a Eletropaulo fornecendo equipamento gratuito e cobrança diferenciada, a exemplo do que ocorreu nas favelas Heliópolis e Paraisópolis.
Quanto à falta de escritórios de atendimento, Hernandez disse que será aberto no ABC um novo posto com maior capacidade de atendimento, que virá se somar ao já existente. Mas o deputado Rui Falcão (PT) chamou a atenção para a distância de alguns bairros do ABC até os postos de atendimento da Eletropaulo, que a exemplo de outras concessionárias, "já ganha muito dinheiro, suficiente para abrir novos postos de atendimento que não penalizem os consumidores com a perda de tanto tempo nos deslocamentos". O deputado falou ainda da popularização do atendimento via "call center" e de como essa alternativa é frustrante na solução de problemas, no que foi apoiado pela deputada Vanessa Damo (PV), que agradeceu o comparecimento do representante da Eletropaulo, mas cobrou novos postos de atendimento.
O deputado Mozart Russomanno (PP) alertou o representante da Eletropaulo para cortes que estariam havendo nos finais de semana, mas Hernandez declarou que a Eletropaulo não faz cortes aos sábados à tarde e aos domingos. Disse ainda que o consumidor pode pagar seu débito nas lotéricas e que a Eletropaulo acredita na palavra do cidadão, isto é, providencia a religação baseada na informação do consumidor.
Finalmente, o presidente da comissão, Alex Manente (PPS), discordando do que Hernandez havia exposto, disse haver uma lista de casos de parcelamentos que estariam superestimados e que seriam enviados à Eletropaulo para averiguação: "há casos em que a Eletropaulo está cobrando cinco anos de consumo de usuários que possuem a casa há apenas 3 anos", reclamou o deputado.
Participou ainda da reunião o deputado João Barbosa (DEM), que agradeceu a presença do representante da Eletropaulo e elogiou a presteza com que aquela empresa atende as solicitações do Legislativo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Na Alesp, audiência pública defende que privatizações aumentam risco de acidentes no metrô
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações