CPI das Operadoras de Seguros e Planos de Saúde inicia trabalhos


17/12/2008 15:33

Compartilhar:

Reunião da CPI das Operadoras de Seguro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/GIRIBONI SEGURADORAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI das Operadoras de Seguros de Veículos e Planos de Saúde iniciou seus trabalhos na quarta-feira, 10/12, com a finalidade de apurar irregularidades que as operadoras cometem contra os proprietários de veículos e usuários de seguros de saúde, além de possíveis sonegações fiscais.

Presidida por Said Murad (PSC), tendo como vice-presidente Edson Giriboni (PV), a comissão pretende investigar a fundo denúncias de consumidores, que reclamam de possíveis laudos maquiados para evitar o pagamento das apólices de seguro de veículos e de coação aos segurados para que desistam de receber o valor acordado no contrato do seguro.

Além dessas acusações, "existem suspeitas de que as oficinas de funilaria e mecânica sejam forçadas a usar peças recondicionadas, alimentando assim o mercado de desmanches de carros roubados", afirma Giriboni. Para o parlamentar, a CPI também deve investigar o porquê de tantas dificuldades enfrentadas por vítimas de atropelamento para receber o valor do seguro obrigatório (DPVAT). Na área dos planos de saúde, os problemas vão desde a alteração da vigência do seguro até a extinção da apólice por falta de cumprimento contratual.

Conforme votação em Plenário, os trabalhos da CPI das Seguradoras e dos Planos de Saúde serão retomados na próxima semana, ou, caso as pessoas intimadas a comparecer não sejam encontradas, deverá ser reaberta no próximo mês de fevereiro. "É o tempo necessário para que sejam ouvidas todas as partes para que os deputados possam tirar suas conclusões e tomar medidas necessárias para coibir esses abusos, caso eles realmente aconteçam", conclui Edson Giriboni.



egiriboni@al.sp.gov.br

alesp