Debate sobre Lei Maria da Penha lota Câmara de Vereadores de Guarujá
A Câmara de Vereadores de Guarujá ficou lotada na última sexta-feira, 30/11, para discutir a Lei Maria da Penha. A iniciativa foi dos deputados Maria Lúcia Prandi e Fausto Figueira, ambos do PT, além do vereador local, Luiz Carlos Romazzini. Durante quase três horas, os parlamentares falaram sobre os principais pontos da legislação e a situação da violência contra a mulher na cidade, além de responderem questionamentos dos participantes.
Prandi apresentou um histórico da luta para enfrentar a violência contra a mulher, que culminou com a promulgação da Lei Maria da Penha, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2006. A parlamentar também expôs as estatísticas de casos de violência de gênero na cidade. "Entre janeiro e setembro desse ano, já são quase 900 ocorrências registradas na Delegacia de Defesa da Mulher", afirmou.
Fausto centrou sua fala na violência caracterizada pelas falhas nos serviços públicos de Saúde. "Quando as mulheres não têm acesso a exames ginecológicos preventivos, ao pré-natal e outros atendimentos essenciais também estão sendo vítimas de violência, praticada pelo Estado", enfatizou. Como vereador e advogado, Romazzini lembrou da falta de estrutura na DDM, "o que leva a processos frágeis e dificulta a condenação dos agressores", concluiu.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições