Deficientes denunciam discriminações


09/04/2010 15:56

Compartilhar:

Paulo Alexandre, ao centro, assina abaixo-assinado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2010/PAULOALEXDEFICIENTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Falta de ônibus adaptado com elevadores, carteiras recusadas por motoristas e até ofensas de passageiros durante o embarque e desembarque de cadeirantes. Essas são algumas das reclamações de pessoas portadoras de deficiência na audiência pública realizada no dia 5/4, na Câmara Municipal de São Vicente.

O evento foi promovido para a apresentação e discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que inclui, na Constituição do Estado de São Paulo o direito do deficiente à gratuidade no transporte coletivo público e urbano, como ônibus, lotação, trem, metrô e balsa.

Também foi lançada a campanha de apoio à aprovação da PEC na Assembleia Legislativa. O movimento é organizado pelo Conselho Municipal dos Deficientes Físicos de São Vicente (Comdef) e a ONG Evoluir Mais Cedo, com apoio da Câmara e prefeitura.

"A escolha de São Vicente para abrir a campanha tem um aspecto histórico. Somos a primeira cidade do país e onde os deficientes têm uma tradição na luta pelos seus direitos", disse o vereador Hilton Macedo, fundador da ONG Evoluir Mais Cedo. "De fato, a iniciativa vai pautar outras discussões, como o descumprimento da lei que obriga a acessibilidade em prédios e logradouros", concordou Paulo Alexandre.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp