Audiência discute valorização profissional dos oficiais administrativos do Detran


19/03/2010 19:54

Compartilhar:

Vagner Coghi, Vanderlei Siraque e Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DETRANVagnerSiraqueeOlimpio31ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vagner Coghi, João Batista, Olímpio Gomes, Claudinei Mori e José Roberto Luz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DETRANmesa35ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha debate na audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DETRANpublROB_1251.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DETRANolimpio55ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Temas como humanização do profissional, direitos trabalhistas e discriminação foram debatidos na audiência pública realizada nesta sexta-feira, 19/3, que discutiu o PLC 38/2009, que autoriza o Poder Executivo a transformar os cargos de oficiais administrativos do Detran em cargos de agentes policiais.

Coordenada pelo deputado Olimpio Gomes (PDT), a audiência teve a presença dos deputados do PT Hamilton Pereira e Vanderlei Siraque, de Gilberto Guimarães e Vagner Coghi, da Associação dos Servidores Administrativos e de Apoio do Estado de São Paulo (Asaaesp), e dos oficiais administrativos Claudinei Mori e José Roberto Luz.

Olimpio Gomes falou sobre o esquecimento das carreiras dos servidores públicos pelo governo estadual e destacou a importância do voto vencido do deputado Vanderlei Siraque na Comissão de Constituição e Justiça para aprovação do parecer do projeto na reunião.

Vagner Coghi agradeceu as iniciativas dos deputados presentes em defesa da categoria e falou a respeito de um projeto semelhante ao PLC 38/2009, já adotado em Minas Gerais.

Para o deputado Hamilton Pereira, a categoria de oficiais administrativos não existe para o governador José Serra e precisa ser devidamente reconhecida e valorizada. "Não há serviço público que se sustente sem a valorização do funcionário público", afirmou.

Siraque defendeu a criação de uma central única dos trabalhadores da área de segurança para evitar a divisão do movimento dos trabalhadores. "Somos contra o liberalismo defendido pelo PSDB e a favor de uma inclusão social, de um Estado forte, que depende de servidores bem preparados, bem remunerados, com método de gestão e controle social", declarou.

Os oficiais Mori e Luz defenderam salários compatíveis com as suas responsabilidades e ressaltaram a necessidade de reconhecimento da classe que, de acordo com eles, é constantemente esquecida e discriminada pelos governos.

Os deputados presentes comentaram a possibilidade de se realizar uma audiência conjunta entre as comissões de Segurança Pública, Direitos Humanos e Relações do Trabalho para um debate ampliado sobre o assunto.

alesp