João Paulo Rillo

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:49

Compartilhar:


João Paulo Rillo (PT), formado em direito, foi responsável, em 2009, na assessoria especial do Ministério do Turismo, por diminuir as distâncias entre os municípios do interior do Estado de São Paulo e os projetos do governo Lula. Eleito para a Câmara Municipal de São José do Rio Preto em 2004, foi considerado o melhor vereador da cidade, premiado pelo Instituto Paulista Regional de Pesquisa em 2005 e em 2007. Candidato a prefeito de Rio Preto nas eleições municipais de 2008, obteve mais de 103 mil votos.

Como vereador, realizou um diagnóstico das Unidades Básicas de Saúde, apontando a necessidade de contratação de mais médicos e funcionários; expôs um déficit de mais de 600 vagas em creches; realizou estudos que provaram que a prefeitura pagava caro pelo serviço de tapa-buraco; confrontou a Secretaria de Administração e os donos de empresas para oferecerem maior segurança e equidade salarial aos funcionários terceirizados; e alertou a cidade sobre o desequilíbrio financeiro do instituto de previdência municipal. Discutiu os principais problemas da cidade, recorrendo ao diálogo para obter consenso e presidiu as comissões de Direitos Humanos, Cultura e Arte e de Legislação Participativa.

Na área de cultura, Rillo dirige as encenações sobre a vida e a morte de Jesus, realizadas há sete anos, ao ar livre, em Rio Preto. Aprovou a lei da Semana do Hip Hop. Em 2009, incluiu o Festival Internacional de Teatro pela primeira vez na agenda do Ministério do Turismo, estendendo as apresentações para os bairros de Rio Preto e para as cidades de Guapiaçu, Votuporanga, Tanabi, Mirassol, Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul.

Na adolescência, mobilizou a juventude de Rio Preto para lutar pelo "Meio Passe" de ônibus e a "Meia Entrada" para eventos culturais e esportivos. Foi o presidente municipal do PT mais jovem do Brasil e organizou e fundou a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), entidade que presidiu em 1994.

Comprometido com o desenvolvimento regional, Rillo é referência política para os moradores de mais de uma centena de municípios da região noroeste do Estado. Sua atuação em Brasília aproximou do cotidiano das pequenas cidades do interior as transformações positivas empreendidas pelo governo federal nos últimos oito anos.

alesp