Corrida e prevenção de lesões

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
13/04/2011 18:35

Compartilhar:

José Marques Neto, especialista na preparação de atletas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/SemEsporteDrJoseMarquesNeto.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O médico José Marques Neto, especialista na preparação de atletas de corrida, declarou que "a endorfina ainda é a melhor das drogas". Ele explicou que, como as endorfinas se manifestam ao final de uma corrida bem-sucedida, a sensação que o atleta tem é a da satisfação de completar uma tarefa bem feita.

Entretanto, o médico explicou que se o atleta ignora seus próprios limites, podem surgir lesões nos membros inferiores, principalmente em mulheres. "Em grande parte das ocasiões as lesões acontecem porque o treinamento é inadequado, o equipamento utilizado apresenta desgaste ou disfunção e não se presta a devida atenção ao pavimento onde a corrida vai ocorrer", explicou.

Para Marques Neto, a prevenção de lesões engloba treinamento adequado, com orientação de um profissional do ramo que respeite os limites pessoais de cada um, equipamento calibrado, aulas regulares de alongamento " e não apenas aquele que é feito imediatamente antes e depois da corrida " cuidados com o sistema cardiovascular, fortalecimento muscular e adequação do calçado à anatomia do pé, tipo da pisada e pavimento.

A recomendação de José Marques é organizar a rotina do tempo de treino da seguinte forma: 10% para um aquecimento inicial, 10% para alongamento, 60% para o treino propriamente dito, 5% se desaquecendo e 15% do tempo dedicado ao alongamento final. A prática do treino também deve ter uma progressão gradativa, de acordo com a capacidade individual.

alesp