As "intenções" pictóricas de Mare Vodopivic uma verdadeira música sinfônica

Emanuel von Lauenstein Massarani
13/02/2004 14:00

Compartilhar:

Obra Intuição nº 283<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mare intuicao 283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Intuição nº11<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mare Intuicao 11.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mare Vodopivic<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Mare.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mare Vodopivic é uma artista que faz música sinfônica com a cor. Uma dose de tensão, acompanhada de inteligência de arte, consente a essa artista de paginar uma série de expressões cromáticas de alta qualidade. Falamos de paginação no entendimento de que as obras pictóricas desse espírito vibrante, não constituem improvisações, mas criações meditadas e calibradas com ritmo, harmonia e melodia.

Dentro de uma ordem abstrata, suas construções são medidas pela intuição. Sem improvisações informais, refletem um talento seguro e refinado. As sensações que suas obras transmitem são sugestivas, de encantos duradouros. A matéria de sua pintura produz vibrações intensas. A artista é possuidora de uma técnica apaixonante, minuciosa, rica de invenções cromáticas mas ao mesmo tempo livre de toda preocupação de efeito gratuito.

Os traços de Mare , aparentemente arbitrários, são rigorosos porque nascem da memória e da meditação. Eles criam por meio da cor e da luz, obedecendo a uma pulsação cinética e em total vibração, a fim de que, no campo espacial de suas obras, o seu gesto se transforme em energia vital para quem observa.

As obras "Intuição nº11" e "Intuição nº 283", doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, são frutos de "arremetidas informalistas" - conforme descreve o crítico Ivo Zanini -, onde se observam aqui e acolá eventuais fragmentos de imagem que somente o espectador poderá vislumbrar".

A Artista

Mare, pseudônimo artístico de Maria Eliza Pacheco Vodopivic, nasceu em Jaú, São Paulo em 1944. Formada em Administração Contábil, dedicou-se, desde cedo, às artes plásticas até consolidar-se como artista profissional. Utiliza em suas obras materiais de natureza diversa, e as cores propiciadas por tinta acrílica.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: Xerox, The Document Company, "International Art Showcase", Stamford, Estados Unidos; "Nossos Artistas" Galeria Mali Villas-Bôas, SP; Espaço Cultural Personnalité, Vila Nova Conceição; "Arte Contemporânea" e "Marinhas do Brasil", Galeria Mali Villas-Bôas, SP; " Os Caminhos da Arte Contemporânea", Galeria Mali Villas-Bôas, SP; "URB II" Galeria Santos, SP; "Celebração dos 500 anos de São Paulo.", Academia Brasileira de Arte, Cultura e Historia, "Comemoração do Mês Internacional da Mulher", Espaço Cultural Casa da Fazenda do Morumbi, SP; Galeria Cultural Débora B. de Almeida Prado, Paço Municipal, Jaú, SP; Espaço Cultural do Banco Central do Brasil, Rio de Janeiro, RJ; Espaço Cultural do Iate Clube do Rio de Janeiro, RJ; Espaço Cultural do Banco do Brasil, São Paulo, SP; XLVI Salão de Artes Plásticas do Clube Militar, Rio de Janeiro, RJ; XXIX Salão de Belas Artes do Clube Naval, RJ, onde foi agraciada com Prêmio Menção Honrosa; Espaço Cultural do Aeroporto "Santos Dumont", Rio de Janeiro, RJ (1997); Academia Brasileira de Arte, Cultura e Historia, Espaço Cultural Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2000); Atrium Cultural Central Plaza Shopping, SP; Kulturzentrum, Siegen Klein. Alemanha; Galeria Santos, SP (2002).

alesp