Os sentimentos de Karimi transformam-se em pintura feita de verdade e poesia

Emanuel von Lauenstein Massarani
06/02/2004 14:00

Compartilhar:

Karimi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Karimi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Menina do casaco vermelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/KARIMI MENINA CASACO VERM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Karimi são elaboradas e desenhadas segundo uma absoluta fidelidade a um mundo poético original, espelho sincero de seu temperamento lírico. Num equilíbrio de tons de rara sensibilidade, com uma elaboração refinada da matéria pictórica e do traço, a artista nos oferece imagens alusivas de uma natureza sentida nos seus valores de luz e de cor.

São figuras reencontradas na memória como distendidas na matéria transfigurada pela luz das estações e das transparências atmosféricas. E o resultado são vibrações de figuras que deixam quase transparecer o suave perfil de sua efêmera presença. O todo, transmite ao espectador um sentimento leve e melancólico que se transforma em pintura.

Consciente de que em arte não existem metas definitivas, pois cada ponto de chegada não deixa de ser um ponto de partida, Karimi pode ser considerada de uma ``sui generis´´ linha impressionista. A artista cresceu por si mesma, através de pesquisas e um longo estudo dos meios técnicos e de estilos.

Sua pintura, como na obra ``Menina do casaco vermelho´´, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, é feita de verdade e de poesia, cuja mensagem transmite a pureza infantil de que todos necessitamos.

A artista

Karimi Abdalla Preuss nasceu em São Paulo, em 1933, radicando-se no Paraná a partir de 1941, onde concluiu o curso de pintura na Escola de Belas Artes do Paraná, em 1958. Foram sues mestres Guido Viaro, Nisio, Traple, Barontini, Oswaldo Lopes, Fernando Carneiro, Oswaldo Piloto, Adalice Araújo e Erbo Stenzel.

Desde 1959, participou de inúmeras mostras coletivas e individuais, destacando-se entre elas: Coletiva de Arte- Florianópolis-SC (1959) ; Museu de Arte do Paraná- Secção de desenho da Representação Paranaense (1961); XIV Salão de Belas Artes da Primavera do Clube Concórdia - Curitiba-PR (1961); XV Salão de Belas Artes do Clube Concórdia - Curitiba-PR (1962); ``Óleos e Desenhos´´ - Graça Galeria de Arte- Curitiba-PR (1982); Galeria Ida e Anita- Curitiba-PR(1983); ``Natal´´ - Galeria de Arte Ida e Anita - Curitiba-PR (1984); Galeria Lup, Pato Branco-PR(1985); ``São Francisco´´ Galeria de Arte Ida e Anita, Curitiba - PR(1985); ``Primeiro Salão Alcy Ramalho de Arte´´, Curitiba - PR(1985); `` El Arte pela Paz´´- Teatro Guaíra, Curitiba- PR(1986); Uffizzi Galeria de Arte- Curitiba - PR (1987); APAP, Curitiba - PR (1995); ``Primavera 1996´´, Galeria Solar do Rosário- Curitiba-PR (1996); PROVOPAR, onde a obra `` A turma do Skate´´ foi selecionada para os cartões de Natal do UNICEF, Curitiba - PR (1996); `` 40 anos de Arte , Galeria Solar do Rosário , Curitiba - PR (1998); `` Les artistes bresiliens a Paris´´, Galeria Artitude Contemporain, Paris, França (1998); `` Petit Format´´, ``Proposição Abstrata´´ e ``Brasil Contemporâneo´´, Centro de Convenções Rebouças, São Paulo -SP (1999); ``Figuratión Critique´´, Paris, França(1999); ``Arte do Cone Sul ´´,SP (1999); Salão de Artes do Clube Militar do Rio de Janeiro (1999); Salão Internacional de São Paulo(1999); `` Figuratión Critique - 2000´´, Paris , França( 1999); Sintra, Portugal (2000).

Possui obras em coleções oficiais e particulares do Brasil, Argentina, França, Suécia e Portugal.

alesp