Requerida na Assembléia CPI da Audiência


29/09/2003 18:58

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Deputado Milton Vieira 
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Da assessoria do deputado Milton Vieira

O deputado Milton Vieira (PSL) apresentou na Assembléia o Requerimento nº 2965, de 2003, com o objetivo de que se crie uma comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os procedimentos adotados pelos institutos de aferição de audiência, especialmente o IBOPE.

"Há na programação da televisão brasileira um ambiente de vale-tudo na busca desenfreada pela audiência. Por conta dessa situação o telespectador é prejudicado pelo mau gosto de toda sorte que, queira ou não, acaba entrando em sua residência", considera o deputado Milton Vieira (PSL), para quem a Assembléia Legislativa não pode ficar inerte diante de fatos que chocam e prejudicam a população.

O parlamentar argumenta que a audiência é, hoje, termômetro para tudo. As agências de publicidade se baseiam nos números que o IBOPE - Real Time. Para vincular patrocínios; as emissoras de TV mudam o formato e o horário dos programas só para conseguirem elevar os números da audiência. O requerimento de Vieira questiona a forma como essa tão almejada pontuação é obtida. Seriam os atuais critérios de coleta corretos, fantasiosos, inventados ou tendenciosos? Pergunta o parlamentar.

A Comissão de Inquérito, se vier a ser instituída, "deverá constatar informações que chegaram até nós e nos mostram situações duvidosas, como a de que haveria na Grande São Paulo cerca de 700 domicílios cujos aparelhos de TV seriam portadores do dispositivo denominado "People Meter" a eles acoplados. Esses aparelhos estariam presentes em domicílios das Classes A, B, C, D e E? Cada morador teria uma senha para ligar o televisor, conectando-o à central? Conectado o aparelho, a central saberia qual o sexo, idade e condição social da pessoa, por sua senha? O sinal seria captado pelo Real-Time e transmitido a terminais de computadores dos interessados que pagam por tal informação?

Com relação à medição de audiência de programas de rádio, o sistema adotado é denominado Recall, isto é, os ouvintes são entrevistados no dia seguinte e relatam quais os programas e que rádios ouviram no dia anterior. E os que ouvem rádio dentro de seus veículos, como seriam entrevistados? Nos sinais de trânsito? São abordados ao saírem de seus veículos nos estacionamentos, ou nas ruas?

Diante dessa gama de perguntas, cumpriria à Comissão Parlamentar de Inquérito da Audiência esclarecer fatos que interessam a todas as emissoras de rádio e TV, agências de publicidade, "que poderão assim canalizar melhor as verbas das empresas para as quais trabalham e melhorar a própria qualidade da programação", conclui Vieira..

mvieira@al.sp.gov.br

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