O som do Brasil em voz e cordas


07/10/2003 20:28

Compartilhar:

Orquestra de Câmara da Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/unesp07out03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maestro Samuel Kerr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/unesp07out03B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Com obras dos séculos XIX, XX e XXI, o maestro Samuel Kerr montou o programa "Música do Brasil", que a Orquestra de Câmara da Unesp executou, sob sua regência, nesta terça-feira, 7/10, na Assembléia Legislativa, como parte do Circuito Cidade de São Paulo. O concerto contou com a participação da soprano Márcia Guimarães.

"Minha idéia para o programa era apresentar sons novos", disse Kerr. Entre as quatro obras mostradas em primeira audição, três foram escritas especialmente para a orquestra da Unesp. Na cantata "José", a música de Achille Picchi e a voz de Márcia Guimarães devolveram aos versos de Carlos Drummond de Andrade uma dramaticidade que o poema, bastante conhecido, acabou perdendo.

Em tom bem-humorado, "Beleza?" - música e letra de Renato Lemos - brinca com o desgaste imposto às pessoas pela ditadura da magreza e da boa forma ("Ser eleita/ser bela/ser jovem... Todo dia é academia/Que neura/Que neura"). Há até um trecho melódico que parece parodiar o antigo hino oficial dos concursos de miss.

Também foi composta para o grupo "Engagement" música de Gualtieri Beloni Filho sobre poema de Jorge da Cunha Lima. O público ouviu ainda, em primeira audição, "Abertura para orquestra de câmara" (2001), de Edmundo Villani-Cortez. Completaram o programa "Reverie", de Alexandre Levy, e duas obras de Henrique de Curitiba, "Poema sonoro (Evocação das montanhas)" e "Vocalise para canto e orquestra".

"O programa ficou muito bonito, combinando cordas e cordas vocais", brincou Kerr, para destacar o nível da orquestra, que regeu como maestro convidado, e a participação de Márcia Guimarães no espetáculo. Márcia é soprano lírica e há dez anos leciona canto na Unesp. Com mestrado em Chicago, ela tem carreira de mais de 20 anos e atuou em diversos concertos e óperas. Teve papel de destaque na montagem de "Joana de Flandres", ópera de Carlos Gomes recuperada e apresentada recentemente.

alesp