Estilo e sentimentos harmônicos nas estruturas monolíticas de Vera Homsi


11/03/2005 16:06

Compartilhar:

Vera Homsi, pseudônimo artístico de Vera Homsi Consolim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/vera1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Como intérprete do íntimo nexo existente entre a natureza e o homem, Vera Homsi obtêm uma feliz união dos ritmos orgânicos com o corpo humano.

Figuras interligadas criam a intersecção das formas numa participação rítmica perfeitamente dosada. Assim é a simetria dos plenos e dos vazios que oferecem ao espectador uma estrutura monolítica de suas esculturas.

Embora a criatividade poética abstrata atue nos limites de uma dialética figurativa, a escultora Vera Homsi trata a matéria com profundo conhecimento.

Sua inquietação de pesquisadora a leva muito além para se dirigir a um discurso articulado que, porém verte sobre certas regiões gerais da realidade do mundo em que vive. Sua escultura é resultado de um trabalho de pesquisa na busca de um estilo com plena correspondência com os sentimentos.

Na obra "Despedida", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, o fato humano sofre um processo de decantação pudica e temerosa. Ao evocar harmoniosamente sentimentos antigos e intimistas, a escultora os vivifica e os celebra.

A Artista

Vera Homsi, pseudônimo artístico de Vera Homsi Consolim, nasceu em São Paulo no ano de 1961. Formou-se inicialmente em Ciências Biomédicas pela Faculdade OSEC de Santo Amaro tendo trabalhado no Instituto do Coração de São Paulo. A partir da década de 1990 passou a se interessar pelas artes plásticas realizando um curso de escultura na Galeria Fin"Art. Desde então vem desenvolvendo esculturas de bronze e em resina.

Participou das seguintes exposições: 8° e 9° Mostra "O Despontar da Arte", Galeria de Artes Fin"Art, SP (2001 e 2002); "Mulheres em Sol Maior" e "Cores de Maio", Salão de Artes Plásticas; VIII Concurso de Arte Livre Saint Germain, SP; I Salão da Primavera, Nereuza L"Atelier & Galeria; III Salão de Artes Plásticas Sírio/Acesc (2002); "Artistas Apaixonados", Galeria Fin"Art, SP; IV Salão Interclubes de Artes do Esporte Clube Sírio, SP; "Dia Internacional da Mulher", Salão de Artes Plásticas (2003); 16° e 17° Salão de Arte Associação Comercial de São Paulo/Pinheiros, SP (2003 e 2004); "Sementes da Paixão", Galeria Fin"Art, SP; "Da Paula ao Prato", Salão de Artes Plásticas, Associação Artística de Santo Amaro; V Salão Interclubes da Artes Plásticas, Asesc (2004).

Recebeu diversos prêmios, medalhas de bronze, prata e ouro, além de Menções Honrosas.

Possui obras em coleções particulares no Brasil e no exterior e em acervos oficiais como o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa de São Paulo.

alesp