Barros Munhoz participa da posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da USP


03/12/2010 20:25

Compartilhar:

Barros Munhoz (1º dir.) durante  cerimônia de posse na USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/DSC_0230X.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Giovanni Guido Cerri, professor titular do Departamento de Radiologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/giovanni cerri (2 of 2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz confessou seu orgulho por pertencer a um Estado que tem uma universidade do calibre da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/pres. munhoz (3 of 10)X.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma das metas é completar a integração do Instituto do Câncer e do Emílio Ribas ao sistema FMUSP-HC



Na manhã de 3/12, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz (PSDB), compareceu à cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Medicina da USP.

Giovanni Guido Cerri, professor titular do Departamento de Radiologia, foi escolhido pelo reitor da universidade, João Grandino Rodas, a partir de uma lista tríplice, para um mandato de quatro anos. Além do novo diretor, a lista foi integrada por dois outros professores titulares, José Otávio da Costa Auler Júnior, do Departamento de Cirurgia, e Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia. O novo vice-diretor é o professor José Otávio da Costa Auler Júnior.

No processo eleitoral, Cerri obteve 88,5% do total de votos. A eleição foi realizada em três escrutínios, com a participação dos membros da congregação e dos conselhos de departamento, que, juntos, somam 236 eleitores.

Em seu discurso de posse, Cerri, que recebeu o cargo de seu antecessor Marcos Boulos, relembrou que a USP é uma instituição totalmente estadual desde seus primórdios. "Nossa tradição é mesmo inovar, mantendo a liderança e o pioneirismo, que são os parâmetros perseguidos por esta instituição de ensino. Na mente de nossas lideranças está plantado o inconformismo de sempre buscar o aprimoramento. Esses valores fazem parte da nossa cultura institucional".

Barros Munhoz confessou seu orgulho por pertencer a um Estado que tem uma universidade do calibre da USP, que prima pela excelência, liderança, pioneirismo e inovação. "Esta escola um centro de referência para São Paulo, para o Brasil e para o mundo. E, como deputado estadual, agradeço aos senhores terem trabalhado sempre, com competência, dedicação e com responsabilidade, pela saúde do Estado de São Paulo". Para o presidente da Assembleia, é produzido, pelos integrantes da Faculdade de Medicina aquilo de que mais o Brasil precisa: ciência, tecnologia e, principalmente, educação.

A cerimônia foi presidida por João Grandino Rodas, reitor da USP. Além de outras autoridades, também estiveram presentes o governador eleito Geraldo Alckimin, o prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab.



Programas da nova gestão



Para definir o futuro da instituição, a proposta do grupo se baseia em uma gestão participativa, descentralizada e com transparência em suas ações. Além de reforçar a posição de liderança nacional no ensino médico, na produção científica e na qualidade de assistência.

Na área de pesquisa, serão estabelecidos mecanismos para incentivo e apoio às atividades e grupos da instituição, visando à sua integração, com a criação e implementação de um conselho central. A diretoria da FMUSP terá o papel de conduzir o processo de transformação, promovendo as condições administrativas e de infraestrutura para a implantação de uma política consistente em pesquisa que será delineada por este órgão central. Outra meta é criar um fundo institucional de suporte à pesquisa.

Já na área assistencial, entre as propostas estão a criação e implantação do Conselho Central de Assistência, que englobará o Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Icesp, Emílio Ribas, Região Oeste, Lucy Montoro e Hospital Universitário, visando maior integração entre os diversos órgãos e níveis de atenção à saúde. Além disso, será dada prioridade à modernização da infraestrutura do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC), melhorando a disponibilidade para atendimento de convênios, incluindo internação. Outra meta é completar a integração do Icesp e do Instituto Emílio Ribas ao Complexo Hospitalar da FMUSP, reforçando os mecanismos de fluxo entre eles e os demais hospitais.

Na área de ensino, pretende-se oferecer aos alunos da FMUSP com bom desempenho, avaliados ao longo dos seis anos de curso, o acesso à especialização dentro da própria instituição. Também será promovida a internacionalização por meio de intercâmbios no exterior com o reconhecimento de créditos.



O novo diretor da FMUSP



Giovanni Cerri nasceu em Milão, na Itália, há 57 anos. Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1976, é professor da FMUSP desde 1979. Especializou-se primeiramente em ultrassonografia e tomografia computadorizada na Universidade de Birminghan, no Alabama (EUA), e posteriormente em tomodensitometria pela Universidade de Saint-Antoine, em Paris. Em 1996, tornou-se professor titular da FMUSP. Além de ser diretor do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas-FMUSP, Cerri ainda é diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês. Recentemente, presidiu a World Federation for Ultrasound in Medicine and Biology.

alesp