Guarulhos tem como principal demanda ao Orçamento linha do Metrô

Município também precisa de universidade pública e de atendimento oncológico
23/08/2011 21:24

Compartilhar:

Donizete Braga, Olimpio Gomes, Paulo Sergio, Luis Claudio Marcolino, Alencar Santana, Laercio Pereira e Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/GUARULHOSMAU2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/AudGuarulhosMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Olímpio Gomes, Paulo Sérgio, Luiz Cláudio Marcolino e Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MAU2232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de Guarulhos recebeu nesta segunda-feira, 22/8, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa, para debater com a população o Orçamento estadual 2012. A cidade é a primeira da Região Metropolitana de São Paulo a promover, neste ano, audiência pública para conhecer as sugestões de seus moradores para investimentos na região do Alto Tietê. Ao abrir o evento, Luiz Cláudio Marcolino (PT), vice-presidente da CFOP, explicou a forma como a população participará e as razões da comissão para oferecer o debate.

Também participaram da mesa de trabalhos repre­sentantes de Guarulhos. O vereador Paulo Sérgio ressaltou a importância de a população participar da discussão, uma vez que se trata da aplicação de recursos estaduais no município. Já o secretário municipal de Obras, Laércio Pereira, informou que faltam equipamentos nas delegacias de polícia, bem como atendimento oncológico nos hospitais. Paulo Sérgio ainda questionou o porquê de o total de recursos orçamentários destinados a Guarulhos referentes ao exercício de 2011 ser o menor, quando comparado aos municípios das demais regiões do Estado. "Esta é a segunda maior cidade do Estado. Não há como contar com apenas R$ 18 milhões em investimentos ao ano."

Segundo o deputado Alencar Santana (PT), uma das reivindicações antigas de Guarulhos é o Metrô, porém a cidade também necessita de universidade pública e de uma Etec. Santana também indicou que o município precisa de mais segurança. Seu colega de partido, José Candido, falou sobre a questão dos vetos do governador a pontos do Orçamento aprovados pela Assembleia. Para ele, isso contraria a vontade popular manifestada nas audiências.



Funcionalismo

Olimpio Gomes (PDT) se pronunciou em defesa de recursos para o funcionalismo e para estruturar os serviços públicos. Quanto à cidade, o deputado afirmou que ela precisa de dotação compatível a sua grandeza econômica. Para Simão Pedro (PT), a Assembleia cumpre seu papel ao ouvir a população para verificar qual a melhor forma de se aplicar os recursos do Orçamento. Simão disse que as sugestões foram anotadas e que os deputados farão de tudo para conseguir aprová-las.

Presidente da Frente de Enfrentamento ao Crack, Donisete Braga (PT) tem comparecido a todas as reuniões da CFOP sobre o Orçamento 2012. O parlamentar quer investimentos para combater o aumento do consumo e para o atendimento a usuários. Braga tem traçado um mapa do avanço da droga no Estado mediante questionário que distribui aos gestores municipais.



Oncologia e faculdade de medicina

De uma forma geral, a maioria dos manifestantes da sociedade civil pleiteou recursos para a saúde e para a segurança pública. Especificamente para a saúde foi reivindicada a construção de um hospital cardiológico e de um oncológico. Também solicitaram linha do Metrô, escolas técnicas e moradias (sobretudo aos desapropriados para as obras do Rodoanel). Muitos cidadãos também pleitearam a instalação de uma universidade gratuita de medicina.

O vereador de Guarulhos, José Luiz Guimarães, abordou três pontos: linha do Metrô e melhores condições para o IML da cidade, bem como recursos para reajuste do funcionalismo estadual. Seu colega de câmara, Eduardo Kamei, informou que os terrenos para abrigar unidades da Fatec e da Etec já estão em fase de negociações, mas o vereador pediu que a obra de fato saia do papel. Para ele, a instalação de um parque tecnológico em Guarulhos também é importante.

Itaquaquecetuba também esteve representada, e foi solicitado o fim do aterro sanitário que vitimou dezenas de cidadãos em recente explosão. A falta de estrutura viária e poucos recursos para a saúde também foram apontados como problemas constantes na cidade.

A comissão prossegue com os debates sobre o Orçamento 2012 nesta sexta-feira, 26/8. Às 10h, na Câmara de Franca, serão ouvidas as sugestões de emendas dos habitantes das regiões de Franca e de São Joaquim da Barra. Depois, às 18h, na Câmara de Ribeirão Preto, será a vez de os deputados conhecerem as necessidades dessa região.

alesp