Professores da rede pública de ensino pedem revogação da Resolução 44/2011

Medida da Secretaria da Educação divide as férias dos docentes em dois períodos
16/11/2011 19:12

Compartilhar:

Maria Izabel Noronha, Simão Pedro e Carlos Giannazi (ao microfone) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComEdeCult16Nov11VM2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Educação <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComEdeCult16Nov11VM.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a presidência do deputado Simão Pedro (PT), a Comissão de Educação e Cultura discutiu em reunião informal a Resolução SE 44/2011, que divide as férias dos docentes da rede estadual de ensino em dois períodos, a serem fruídos em janeiro e julho. De acordo com entidades representativas da categoria e diversos profissionais do ensino presentes ao evento, o secretário da Educação do Estado, Herman Voorwald, não consultou os mais interessados na questão: os professores.

"Não conhecemos nenhuma rede de ensino público que tenha feito essa divisão das férias. E há quem diga que o secretário fez isso para usar como ferramenta de negociação, para revogar a resolução, mas exigindo outras coisas. Isso é uma afronta", protestou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que pediu a imediata revogação da resolução.

A presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp), Maria Izabel Noronha, endossou o discurso de Giannazi e questionou a perda de autonomia da categoria com a aprovação da resolução, que estabelece que todas as decisões passem pelo conselho e sejam homologadas pela diretoria de ensino. "Uma entidade de diretores apresentou posição favorável à repartição das férias. Nós, professores, não. Quando nossa posição vai ter um peso na decisão da secretaria?", indagou Maria Izabel.

Outra questão levantada pela professora Sueli Fátima e endossada pela deputada Telma de Souza (PT) foi com relação ao gênero do corpo de professores do Estado. Segundo Fátima, a categoria é composta por 80% de mulheres. "Passamos o ano inteiro educando e cuidando dos filhos dos trabalhadores e, quando queremos passar um tempo com os nossos, isso nos é negado", criticou Sueli. Expressaram ainda solidariedade e apoio à causa a diretora-presidente do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Estado, Neli Ferreira, e o diretor da Apeoesp Sérgio da Cunha.

O deputado Mauro Bragato (PSDB) solicitou que não haja quebra de diálogo entre a secretaria e os docentes. "Seria de vital importância buscar uma alternativa para essa questão. Precisamos investir no entendimento e no diálogo", disse Bragato.

Simão Pedro lamentou ausência do secretário Herman Voorwald à reunião e afirmou que encaminhará a ele " que prestará contas da administração de sua pasta à Comissão de Educação no dia 30/11 " os pedidos da categoria.

Participaram também da reunião os deputados Beto Trícoli (PV) e João Paulo Rillo (PT), e o presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), José Maria Cancelliero.

alesp