Entidade promove capacitação para voluntários no combate e prevenção do câncer


25/09/2006 18:11

Compartilhar:


Realizou-se na manhã desta segunda-feira, 25/9, no plenário José Bonifácio, uma sessão de preparação de voluntários no combate e prevenção do câncer de mama. Ermantina Ramos, responsável pelo evento e presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), passou a integrar esse voluntariado depois de sua mãe ser vitimada pela doença, aos 31 anos.

A exemplo do movimento americano Reach to Recovery (www.cancer.org), a entidade preocupa-se em dar apoio às pessoas com algum tipo de vivência associada ao câncer, desde pacientes nas etapas pré ou pós-operatória até os familiares dessas pessoas.

Conforme ressalta Ermantina, o processo de enfrentamento da doença inicia-se com o diagnóstico, quando a pessoa se sente mais vulnerável, e às vezes sozinha para enfrentar um problema de tal magnitude. "O apoio do voluntário é fundamental nesse momento, quando se inicia o aprendizado do paciente nos tratamentos complexos e nas opções terapêuticas mais adequadas para cada caso."

Além disso, explica Ermantina, a entidade tem outros objetivos, como a multiplicação dos conhecimentos e a educação das pessoas com relação ao hábito do auto-exame, que possibilita o diagnóstico precoce pelo próprio paciente, antes que a doença atinja o limite de um centímetro. "Até essa etapa, a chance de recuperação é de 95%; após essa fase, o câncer desenvolve-se em proporção geométrica, tornando-se mais difícil a recuperação. Daí a importância da prática do auto-exame para detectar tumores, que levam cerca de dez anos para atingir a dimensão-limite.

A Unaccam organizou-se em 1999, a partir de iniciativas de médicos e voluntários. O trabalho do voluntariado conta hoje com profissionais de diversas especialidades, como psicólogos, fisioterapeutas e dentistas. Além de assistirem a aulas sobre a doença ao lado de alunos da escola de medicina, os voluntários recebem orientações sobre cuidados com os pacientes nas fases anterior e posterior à doença.

A entidade dedica-se também ao encaminhamento de pacientes a hospitais particulares que aceitam operar gratuitamente. Entretanto, a única parceria mantida pela entidade é com o Hospital Sírio-Libanês.

O treinamento oferecido aos voluntários se dá em duas etapas. De março a maio, os voluntários recebem ensinamentos sobre aspectos físicos e métodos de prevenção, para que se tornem multiplicadores de conhecimentos. A segunda etapa, que ocorre de setembro a novembro, é dedicada ao treinamento prático, com o atendimento de pessoas nos hospitais. A Unaccam funciona na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, 4º andar, no centro da capital.

alesp