Juruna foi único indígena a ocupar cadeira na Câmara federal


18/07/2002 20:17

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Faleceu nesta quarta-feira, 17/7, o único representante indígena eleito para mandato na Câmara dos Deputados, o cacique Mário Juruna. A atuação do ex-deputado marcou a defesa das causas indígenas, levando a todo o país suas reivindicações e problemas de sobrevivência.

Índios de várias aldeias estiveram no velório do cacique Mário Juruna, no Salão Negro do Congresso Nacional e manifestaram suas preocupações com relação a situação dos povos indígenas no País.

O cacique Raoni, da tribo Caiapó/PA, lembrou o trabalho de Juruna e comprometeu-se a dar continuidade à luta pelos direitos indígenas. Representantes dos caiapós prestaram homenagem por meio de uma dança típica que manifestava a dor pela perda.

O corpo de Mário Juruna seguiria para o Mato Grosso, onde seria enterrado na aldeia Namunkurá

A população indígena perde assim um dos seus mais eminente representante na esfera federal. O I Congresso Brasileiro de Parlamentares Indígenas, realizado no ano passsado, registrou 89 representantes de populações indígenas com mandatos eletivos, entre vereadores, vice-prefeitos, prefeitos e deputados estaduais.

Depois de Juruna, nenhum outro representante indígena voltou a ocupar cadeira na câmara federal.

alesp