Governo quer vetar artigos para aprovar projeto de busca a desaparecidos


12/12/2011 15:20

Compartilhar:

Para Hamilton, cortes prejudicam projeto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/HAMILTONvetoDESAPARECIDOs.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a solenidade de abertura da I Mostra Fotográfica Itinerante de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, na manhã da última segunda-feira, 5/12, Hamilton Pereira (PT) anunciou que a liderança do governo na Assembleia Legislativa propõe cortar artigos do Projeto de Lei 463/11, que cria uma Política Estadual de Busca a Pessoas Desaparecidas em São Paulo.

Segundo Hamilton, autor do projeto, a proposta foi apresentada ao Colégio de Líderes como prioritária para aprovação ainda em 2011. "A assessoria do líder do governo levou esse projeto para a análise do Executivo e voltou propondo cortar artigos que consideramos fundamentais para que a proposta possa funcionar com eficiência", salientou o parlamentar.

O projeto propõe o desenvolvimento de um sistema de informações, transferência de dados e comunicação em rede entre os diversos órgãos envolvidos na busca de pessoas desaparecidas, principalmente as polícias. Prevê ainda que o banco de dados estadual, a ser criado em conexão à rede Infoseg, seja dividido entre informações públicas, de livre acesso via internet, e informações sigilosas, incluindo aí dados genéticos das pessoas desaparecidas.

"Temos que sensibilizar a população e as autoridades públicas sobre o fato de que é impossível continuarmos convivendo com esse drama como se fosse algo normal", concluiu Hamilton. No Estado de São Paulo, 110.859 pessoas estão desaparecidas desde 1995. Em 2010 foram 20.253 casos e outros 5.708 casos até março de 2011.(da)



hpereira@al.sp.gov.br

alesp