" />" /> Salesópolis: a nascente do Rio Tietê

Salesópolis: a nascente do Rio Tietê

Parque de 134 hectares protege os diversos olhos d"água que formam o mais importante rio do Estado
24/01/2008 18:04

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS mapa_salesopolis2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Placa_Nascente_do_Rio_Tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Reabertura_da_Usina_Parque.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Portal artistico da cidade de Salesópolis com o padroeiro São José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Portal_Artistico_da_Cidade_de_Salespolis_com_Padroeiro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrada da nascente do rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Entrada_da_Nascente_do_Rio_Tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igreja matriz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Igreja_Matriz_de_Salesopolis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nascente do rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SALESOPOLIS Nascente_do_rio_Tiete.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Famosa por abrigar as nascentes do mais famoso rio paulista, a estância turística de Salesópolis oferece vários passeios que podem ser feitos em um fim de semana. O Parque Nascente do Rio Tietê, localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 quilômetros do centro, possui 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos d"água que irão formar o mais importante rio do Estado.

Há ainda muitas cachoeiras na região, como a Cachoeira do Ponto, da Porteira Preta, do Zé Bim e a Cachoeira Tobogã. Também pode ser visitada a usina da Eletropaulo (antiga Light). Merecem destaque ainda o Mirante da Torre, que proporciona uma linda vista da cidade, o Pico Agudo, local propício para a prática de vôo livre e escalada, e a Igreja Matriz de São José, que, construída em 1908, mantém até hoje sua pintura original.



História

O município de Salesópolis, primeiramente denominado de São José de Paraitinga, foi fundada por descendentes dos antigos bandeirantes paulistas. Foram seus fundadores o capitão Aleixo Miranda e os alferes José Luiz de Carvalho e Francisco Gonçalves de Souza Melo, que, após terem percorrido cerca de 30 quilômetros, partindo de Mogi das Cruzes e subindo o Rio Tietê, encontraram um afluente de águas cristalinas, denominado pelos índígenas de Paraitinga.

Mais adiante, em sua jornada rio acima, os desbravadores descobriram um ribeirão margeado por densa mata. Nesta região construíram um pequeno templo que, em homenagem à padroeira dos sertanistas, chamaram de Capela de Nossa Senhora d"Ajuda. Numerosas casa foram construídas em torno da capela, formando o primeiro núcleo populacional do Alto Tietê. A despeito de crescimento do povoado, decidiram os fundadores de Paraitinga procurar um outro local para o desenvolvimento da população, devido a constantes incursões de aborígenes e aninais selvagens.

Finalmente encontraram uma colina que consideraram apta a abrigar a população do povoado de Nossa Senhora d"Ajuda, que para lá se transferiu. Em torno deste segundo núcleo populacional, denominado de São José de Paraitinga, foram construídos muitos sítios, onde se desenvolveram as culturas do café e do fumo. Em 1857, a vila foi elevada à condição de cidade, e criado então o município de São José do Paraitinga.



Homenagem a Campos Sales

Em 1900, desejando homenagear o então presidente da República, Manoel Ferraz de Campos Sales, a câmara municipal da localidade solicitou que o nome do município fosse mudado para Salesópolis, que quer dizer cidade de Sales. Após a crise das culturas do café e do fumo, desenvolveu-se a criação da batatinha inglesa na cidade. Posteriormente, a economia local experimentou grande impulso com a chegada dos imigrantes japoneses, em 1945, que criaram na região um pólo hortifrutigranjeiro e também o cultivo de flores, especialmente as begônias.

alesp