São Paulo:exemplo de solidariedade


29/01/2004 15:09

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Escritor Jorge Caldeira e deputado Arnaldo Jardim durante a conferência "A cidade de São Paulo" Clique para ver a imagem ">

Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim



Dentro do ciclo de palestras que o deputado Arnaldo Jardim (PPS) estará promovendo na Assembléia Legislativa, foi realizada na noite de terça-feira, 27/1, a conferência sobre o tema "A cidade de São Paulo", proferida pelo jornalista e escritor Jorge Caldeira.

Autor de importantes obras literárias como "Mauá" e "Noel Rosa", o escritor tratou da solidariedade da cidade de São Paulo, especificamente o papel das entidades e o processo de construção da metrópole, desde seus primórdios até a atualidade, tema de seu mais recente estudo.

Segundo o escritor, em busca da igualdade social e econômica, a solidariedade tornou-se uma característica constante ao longo dos 450 anos da cidade paulistana, que teve início numa aldeia indígena e se transformou num centro em que muitas coisas foram feitas por "mão comum".

Para Arnaldo Jardim, São Paulo é exemplo de inovação das entidades sociais, que forjaram os laços de solidariedade e moldaram uma nova relação entre sociedade e poder público.

Este trabalho comunitário culminou na fundação da Santa Casa de Misericórdia (meados de 1599), primeira instituição de solidariedade de São Paulo, fundada por João Ramalho. A entidade tratava de doentes e órfão (a orfandade foi o primeiro problema "social da cidade, uma vez que não existia órfãos entre índios na aldeia), alimentava presos, e realizava-se enterros ".

Grande parte da vida da cidade de São Paulo foi feita por meio do trabalho solidário. Todas as estradas eram mantidas por multirões e serviços sanitários. Com a descoberta do ouro, em meados de 1700, a população começou a fazer doações maiores às instituições. "Foi um comerciante de Santana de Paraíba, Guilherme Pompeu de Almeida, quem doou dinheiro à Santa Casa para a construção do primeiro hospital da cidade. Além disso, começaram a se multiplicar as instituições de solidariedade."

Cláudio Martins, que também compôs a mesa, teve um papel importante para inúmeras iniciativas tomadas em benefício da cidade como: tombamento do teatro São Pedro, a proposta da Broadway paulistana e a continuação e revitalização do centro da cidade de São Paulo.

"A falta de informações em órgãos públicos municipais sobre a cidade de São Paulo é que me fez tomar a iniciativa de criar inúmeras ações que me levaram a pensar algumas coisas sobre a questão da nossa história", conclui Cláudio Sena.

Além dos palestrantes, participaram também do evento diversas lideranças políticas. Para Arnaldo Jardim, o evento foi oportuno para comemorar a vitalidade e o espírito empreendedor de São Paulo, que faz da metrópole paulistana, composta por diferentes origens, raças e credos, única, mas também para refletir sobre sua formação. " Estamos convencidos de que, diante dessa grandiosidade, há também a grandiosidade dos problemas e dos desafios, e a partir deles, planejar um futuro melhor e mais humano, " afirmou o deputado.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp