As eflorescências cromáticas de Regina Velloso criam uma transparente sinfonia floral

Acervo Artístico
30/05/2005 16:03

Compartilhar:

Regina Velloso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/regina veloso.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sinfonia, obra doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/regina veloso sinfonia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A superfície das telas de Regina Velloso aparece traçada por formas que ora se adensam, formando um núcleo mais consistente, ora se dividem para se diluírem numa visão leve e impalpável. A cor reveste essas formas de uma película quase transparente. Leves pinceladas de tons se associam à vibração sensível de uma superfície animada por puras cadencias luminosas.

O esquema espacial de suas telas segue um processo de composição amplo que lembra a estrutura de um campo floral, sintetizado nos seus ritmos formais. O motivo formal se organiza repetindo com algumas variações a gestualidade que o reclama a evidencia de uma dinâmica fluida e vital que se transforma numa série de puras presenças cromáticas, acentuadas de tons mais fortes para se recarregar posteriormente de uma intensa luminosidade.

As obras de Regina Velloso falam claramente. As suaves atmosferas, atravessadas por brilhantes pinceladas, representam e constituem o testemunho de nosso tempo envolvido de nevoas mas com uma ansiedade de esperança.

As eflorescências cromáticas se acendem e se abrem, desenvolvendo uma trama formal de viva progressão ritma. Manchas, breves ondulações, pequenos acenos de contornos definem e modulam em rápidas passagens a estrutura da composição baseada sobre uma orquestração de tons, sobre um registro de abstração lírica formando assim uma verdadeira sinfonia floral.

Em composições como "Sinfonia", obra doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, encontra-se o romantismo da artista em cujas flores explode a vivacidade de um ser inteligente que procura transmitir aos outros aquele sentido de confiança na vida da qual Regina Velloso está amplamente envolvida.

A Artista

Regina Velloso nasceu em Jaboticabal, interior do Estado de São Paulo. Viveu sua infância e adolescência em Barretos, SP. Morou em Frutal, MG e muitos anos em Cuiabá, MT. Atualmente reside em Santos onde criou seu próprio atelier.

Pintou pela primeira vez aos 14 anos e desde esta data se dedica aos estudos das artes plásticas. Cursou educação artística na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) na capital e pedagogia na Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves em Barretos. Foi em Cuiabá que se profissionalizou, com a exposição; "Momentos" em 1989. Há l6 anos vive como artista e é orientadora de cursos no Só Vi Arte.

Desde 1980 participa de exposições individuais e coletivas, salões e leilões de arte em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Portugal, Alemanha, França e Estados Unidos. Recentemente expôs na Galeria Spazio Surreale uma exposição intitulada "Sinfonias" incluindo óleos sobre tela e uma série de esculturas em cerâmica vitrificada.

Está catalogada no Art Trate International (1993); Artes Plásticas Brasil (1994 e 1995) vol.6 e vol.7 e no Anuário Latino Brasileiro (2004) e suas obras encontra-se em coleções particulares e oficiais no Brasil e em vários países, com destaque no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp