Degradação ambiental é avaliada em vôo sobre a Billings


30/03/2007 18:04

Compartilhar:

Francisco Graziano, secretário estadual do Meio Ambiente e deputado Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO SOBREVOA  B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO SOBREVOA  A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na quinta-feira, 29/3, o deputado Orlando Morando levou o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, para que verificasse, em um sobrevôo sobre o Grande ABC, o estado de degradação do local. Posteriormente, ao participar de uma reunião com os prefeitos locais juntamente com o parlamentar, Graziano afirmou que está mantida a data de 22/4 para entrega da minuta da Lei Específica da Billings. "Achei que o desafio seria maior. Há muitas áreas ainda preservadas. Claro que nem todos os pontos são favoráveis, mas a Billings tem muita área verde ao seu redor", declarou o secretário.

Ao avaliar o resultado da visita do secretário do Meio Ambiente, Morando afirmou: "O fato de Francisco Graziano ter estabelecido prazo e data, muito me agrada, pois sabemos da morosidade que foi o caso da Guarapiranga e não queremos ser apenas comentaristas de um problema ecológico existente, desejamos resolvê-lo. Assim que o projeto de lei chegar à Assembléia, me comprometo, se necessário for, a travar a pauta caso não seja priorizado e votado".

Ainda no mesmo dia, o deputado participou da reunião de entrega do relatório final de estudos sobre a recuperação ambiental e despoluição da represa Billings, realizado por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica). Segundo o secretário de Planejamento e Tecnologia da Informação daquela cidade, Hiroyouky Minami, esse relatório apresenta um diagnóstico completo das obras que precisam ser efetuadas para a recuperação da represa. Dentre elas, citou alguns projetos prioritários, tais como: ações de esgotamento sanitário com a instalação de redes coletoras para levar esgoto da bacia da represa para a estação de tratamento de esgoto de São Caetano do Sul; construção de estações de tratamento e rede coletora em locais isolados; implementação de pavimentação ecológica e remediação do extinto Lixão do Alvarenga, que inclui drenagem de gases e água de chuva, aterro, tanque de contenção e tubulações para captação do chorume (líquido produzido pela decomposição da matéria orgânica) e poços subterrâneos. Está previsto que a finalização das obras será em 2014.

omorando@al.sp.gov.br

alesp