Saúde é prioridade para Adamantina

Audiência pública em Adamantina TEXTO FINAL
25/08/2005 19:49

Compartilhar:

Prefeito de Adamantina, José Francisco Micheloni (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Adamantina pref.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Câmara Municipal de Adamantina, Oswaldo Fiorillo (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Adamantina 002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O prefeito de Adamantina, José Francisco Micheloni, apontou a saúde como prioridade da região em pronunciamento feito nesta tarde, na Biblioteca Municipal daquela cidade, durante a abertura da 11ª audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, que tem por objetivo ouvir as sugestões populares ao orçamento estadual para 2006.

Ele explicou que os prefeitos da região fizeram uma reunião preparatória ao evento, na última semana, e definiram que a situação deficitária das Santas Casas é o principal problema da região, além da falta de compensação, por parte do Estado, pela instalação de inúmeros presídios em toda a região.

O presidente da Câmara Municipal de Adamantina, Oswaldo Fiorillo, falou ao público de cerca de 150 pessoas, que sua reivindicação é a criação da região administrativa da Nova Alta Paulista, com sede em sua cidade.

Também integram a mesa de trabalhos do encontro a vice-prefeita e secretária municipal da Educação de Adamantina, Elisabete Meirelles, o relator do orçamento, Edmir Chedid (PFL), o vice-presidente da CFO, Enio Tatto (PT), e os deputados Mauro Bragato (PSDB) e Waldir Agnello (PTB).

Recuperação de estradas

Na audiência pública de Adamantina, realizada na tarde desta quinta-feira, 25/8, a recuperação de estradas foi apontada pelo prefeito de Lucélia, João Pedro Morandi, como uma das principais demandas locais.

Ademar Costa, de Irapuru, pediu benfeitorias na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, principal ligação de Bauru até Panorama, cortando a região.

Melhor infra-estrutura para a regional da Agência de Pesquisa Tecnológica Agrícola foi a reivindicação do pesquisador Sergio Kakimoto. Ele explicou que a agência regional atende 33 municípios, desde Oriente até Panorama, e que não tem equipamentos suficientes nem mesmo um veículo.

Kakimoto enfatizou ainda que é preciso haver mais verbas para que os municípios com menos de 20 mil habitantes possam elaborar planos diretores, de forma a planejar melhor o crescimento econômico.

O secretário de Esportes de Adamantina, Ivanildo Maia, solicitou recursos para a manutenção de projetos financiados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Pediu também incentivos para programas de esportes que atendam crianças de 3 a 14 anos.

Professorado

A audiência da região de Adamantina foi marcada por forte presença de integrantes do magistério público estadual. Os representantes da Apampesp, Denis Martins e Antonio Jorge, a estudante Maria Fernanda e a representante do Sinteps, Neusa Santana, entre outros, falaram em defesa de mais qualidade no ensino público e contra a desvalorização do professorado em São Paulo. Pediram melhorias das condições das escolas e, acima de tudo, revalorização profissional.

Dossiê de pedidos

"Foi interessante que os 12 prefeitos presentes na reunião tenham apresentado em conjunto um dossiê de pedidos para esta região", declarou o relator do orçamento, Edmir Chedid. O relator afirmou que não pretende encontrar culpados, quer providências para resolver os problemas existentes em cada região do Estado.

Chedid disse ainda que uma forma de se obter mais recursos é combater a sonegação de impostos.

Chedid informou que a Assembléia votou na noite de terça-feira, 23/8, o projeto que cria o fundo para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. "O secretário de Agricultura, Duarte Nogueira, não pode mais dizer que não tem dotação", afirmou Chedid.

O deputado Ênio Tatto (PT) finalizou a reunião, lembrando que os encontros estão sendo feitos com responsabilidade pela Comissão de Finanças e Orçamento, da qual ele é vice-presidente. "Espero que não haja surpresas contrárias a nossa vontade, como deputados votando em plenário contra as propostas que pretendemos incluir no orçamento."

alesp