Arlete Coleto participa com sua pintura ao chamamento da natureza e do ser humano

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
13/10/2005 16:06

Compartilhar:

Arlete Coleto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arlete Coleto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra "Trabalhadores", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Arlete Coleto Trabalhadores.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Arlete Coleto pinta instintivamente percorrendo caminhos que conduzem a lugares remotos, para retratar, com acentos luminosos, paisagens que sugerem atmosferas imateriais nas quais os homens são um sinal evidente de experiências existenciais e criativas.

Fortemente atraída pelo mundo exterior, a artista colhe os aspectos mais sinceros, as imagens mais íntimas para fundi-las com delicada harmonia sobre suas telas. Delas resultam pinturas onde se adverte a sua intensa participação ao chamamento da natureza e do ser humano. Nada é deixado ao acaso ou a uma fácil improvisação para se abrir a um diálogo intenso com os homens e as coisas.

Pintora sensível, Arlete Coleto consegue alcançar, através da pintura, uma correspondência qualificada entre pensamento e resolução de um momento emocional, para nos oferecer o sentimento profundo da natureza, da paisagem e do ser humano, iluminados pela intensidade da luz solar.

Na obra "Trabalhadores", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o cromatismo assume um caráter predominante tornando-se condição essencial através da qual a artista alcança a completa realização do tema em exame.

A Artista

Arlete Coleto nasceu em Curitiba em 1965, freqüentou o curso básico de desenho na Escola Guido Viaro (1994) e aquarela sobre papel no Museu Alfredo Andersen (1994 e 1995) e ainda os cursos de pintura a óleo sobre tela, teoria da cor e desenhando com o lado direto do cérebro no atelier Pró " Criar de Curitiba, Paraná.

Participou, entre outras, das seguintes exposições coletivas: Companhia de Arte Rosa Sarom, Farol do Saber Miguel de Cervantes, Curitiba, PR (1997); Espaço Cultural Clube Duque de Caxias, Curitiba, PR (1999 e 2000); Cromo Espaço de Artes, Curitiba, PR (2001); Galeria de Arte Mieru Hana, Curitiba, PR e "Mundo Árabe", Atelier de Arte Dalla Veccia, Curitiba, PR (2002); Pró Criar Atelier, Curitiba, (1999 a 2003); Espaço Cultural Spa Villa Serenna, Curitiba, PR e "Metamorfose", Galeria Bric a Brac, SP (2005).

Possui obras em coleções particulares do Paraná e de São Paulo e no acervo do Museu de Arte do parlamento de São Paulo.

alesp