Conselho denuncia insalubridade e prisão ilegal de meninas em Guarujá
A Cadeia Pública de Guarujá mantém adolescentes presos por mais de 120 dias em celas superlotadas, sem instalações sanitárias, visitas e banhos de sol. A denúncia é do Conselho Comunitário Penitenciário de Guarujá e Vicente de Carvalho, que durante diligências semanais realizadas há um ano na cadeia anexa à delegacia-sede constatou ainda a prisão de duas adolescentes, por dois dias, em cela improvisada destinada aos presos em flagrante, o que é ilegal, conforme a Constituição Federal, a Lei de Execuções Penais e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A denúncia foi encaminhada pelo presidente do conselho, Luiz Fernando Barros Carlão, ao deputado Fausto Figueira (PT). Na Assembléia Legislativa, o parlamentar apresentou requerimento de informação questionando a secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, sobre as condições em que são mantidos os adolescentes na cadeia de Guarujá.
"Não é preciso dizer que esta situação é um total desrespeito ao mandamento legal de regência, o Estatuto da Criança e do Adolescente. A desativação da cadeia anexa à delegacia-sede de Guarujá, uma das piores da Baixada Santista, é uma luta antiga da população e uma promessa não cumprida do ex-governador Geraldo Alckmin. Espero que com este requerimento e com a exposição de novas denúncias, o poder público se sensibilize e trabalhe para começar a tratar os adolescentes e adultos presos com o mínimo de dignidade e possibilidade de recuperação", afirmou Figueira.
No requerimento, o parlamentar pergunta se é do conhecimento da Secretaria de Justiça a condição a que estão sendo submetidos os adolescentes e que meninas têm sido mantidas no local. Questiona também quais providências o Estado tem tomado para preservar a integridade física dos jovens e o prazo máximo de detenção, previsto na legislação em vigor.
De acordo com ata da reunião do conselho, realizada em 23/5, os adolescentes presos na cadeia do município estão em condições insalubres, que degradam a dignidade, confinados provisoriamente por períodos superiores a 45 dias, tempo máximo permitido pelo ECA.
"Adolescentes estão reclusos numa cela que possui 1,5 metro de largura por 3 metros de profundidade, com capacidade para quatro pessoas, mas que abriga 15, em média. Essa cela está muito próxima do convívio com os presos adultos e não há possibilidade de banho de sol, recebimento de visitas ou instalações sanitárias no local. Ou seja, as condições não atendem sequer as regras mínimas previstas para a apreensão de adolescentes", afirmou Barros, na ata da reunião do conselho. O órgão constatou ainda que adolescentes com medida de internação definitiva decretada pelo Juízo da Infância e Juventude estão cumprindo suas sanções naquela unidade prisional.
fausto@faustofigueira.com.br
Notícias mais lidas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Velório de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil, será realizado na Alesp
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Alesp sedia abertura da Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo
- Na Alesp, professores da rede pública de São Vicente reivindicam direitos trabalhistas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações