Entidades da Educação sugerem alterações no PLC 24


18/08/2004 18:57

Compartilhar:

Reunião do Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/collideres17ago.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada nesta terça-feira, 17/8, o Colégio de Líderes da Assembléia Legislativa recebeu representantes de várias entidades dos funcionários da Educação, que solicitaram a aprovação de emendas ao PLC 24/2004, do governador, recentemente apresentado à Assembléia, com a finalidade de corrigir algumas distorções do plano de carreira implementado em 1997.

Zilda Guerra, da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), Maria Clara Tobo, do Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo (Apase), Volmer Áureo Pianca, do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo), Palmiro Mennucci, do Centro do Professorado Paulista (CPP) e a secretária geral da Associação dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Zenaide Osório.

Segundo Maria Clara, o principal objetivo das emendas 1, 6, 8 e 26 é corrigir a tabela para diretores e supervisores. "Em 1997, os diretores e supervisores passaram a ser enquadrados em 4 níveis, o que provocou um achatamento salarial. Para corrigir isso, o PLC 24 aumentou para 5 esse número, mas não corrigiu a tabela de salários. Pleiteamos uma correção de, pelo menos, 5%."

A aposentada Zilda Guerra afirmou que, na época da aprovação do plano de carreira, deputados da bancada governista reconheceram que o projeto continha alguns erros e se comprometeram a corrigi-lo no futuro, uma vez que a ex-secretária de Educação, Rose Neubauer, se recusou a fazê-lo na ocasião. "A mais importante reivindicação dos aposentados é o reenquadramento no último nível, uma vez que muitos aposentados se encontram em níveis iniciais e não têm condições de aspirar o último enquadramento sem estar em atividade. "Além disso, a Apampesp solicita a extensão aos aposentados da incorporação da Gratificação de Trabalho Educacional, concedida aos ativos.

Palmiro Mennucci, do CPP, sugeriu a apresentação de emendas para a correção anual dos vencimentos dos professores, devolução integral do pagamento por nível universitário no PEB I e a retroação de todos os benefícios contidos no atual projeto à data da implantação do plano de carreira, fevereiro de 1998.

Zenaide Onório, da Apeoesp, também defendeu o aprimoramento do projeto em benefício da categoria.

alesp