Associação de cerâmicas de revestimento faz confraternização


02/12/2008 18:59

Compartilhar:

João Caramez (ao centro), com João Bergstron à sua direita e autoridades políticas da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/CARAMEZ jc e joao bergstron aspacer 28 11 08.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) participou na sexta-feira, 28/11, da confraternização de final de ano da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), em Santa Gertrudes. O evento reuniu centenas de pessoas entre associados, funcionários, fornecedores e autoridades da região.

O anfitrião da festa, João Oscar Bergstron Neto, presidente da associação, agradeceu ao deputado pela sua atuação como coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração e ressaltou os esforços do parlamentar junto ao governo estadual para liberação de recursos para a região, que reúne 34 cerâmicas do Estado, responsáveis por 15 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

O Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes, que também congrega as cidades de Limeira, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Araras, representa 85% da produção de matérias-primas e insumos do Estado de São Paulo, sendo o primeiro pólo das Américas em produção e o segundo maior do mundo.

"Parabenizo a Aspacer por esta linda festa, mas principalmente, por ser um exemplo a ser seguido", disse o deputado Caramez. "O Pólo de Santa Gertrudes é prova incontestável de que é perfeitamente possível compatibilizar o desenvolvimento do setor de maneira responsável e sustentável".

O tema da confraternização foi "Meio Ambiente e Ecologia", assuntos inteiramente ligados às preocupações do setor cerâmico. Na abertura do evento, o presidente falou sobre o preconceito que os empresários do setor enfrentam por conta da má imagem da mineração, desde a época dos colonizadores que vinham ao Brasil, exploravam suas riquezas e não contribuíam em nada com o meio ambiente. "Hoje, a história é outra", disse Bergstron. "O empresário tem consciência de que precisa promover a extração de maneira responsável, com sustentabilidade",

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp