Ensino nas prisões requer conhecimento além da licenciatura

Plano de diretrizes para esse módulo envolve formas de financiamento e formação de professores
09/11/2011 20:22

Compartilhar:

Reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComEducaCultura09Nov111.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Simão Pedro (esq)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComEducaCultura09Nov11.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariângela Graciano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComEducaCultura09Nov11MariangelaGraciano.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 9/11, a Comissão de Educação e Cultura recebeu o secretário adjunto da Secretaria da Educação do Estado, João Cardoso Palma Filho, a representante da Comissão de Educação do Conselho da Comunidade da Comarca de São Paulo, Mariangela Graciano, e o coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, com a finalidade de debater as Diretrizes para Educação nas Prisões.

O secretário adjunto João Cardoso observou que este é um assunto novo no âmbito da Secretaria da Educação e afirmou que há duas minutas com alguns tópicos ainda em aberto, entre eles, educação à distância ou presencial, as formas de financiamento dessa iniciativa e a formação dos professores. "Para atuar nesse tipo de ação pedagógica dentro das prisões, é preciso conhecimento que vai além da licenciatura. Essa é a questão. Mas isso não impede que a Secretaria da Educação ofereça aos profissionais que vão atuar nas prisões uma formação qualificada para esse fim por meio de cursos e materiais de apoio", destacou.

Em fevereiro deste ano, pesquisa realizada com presidiárias de uma unidade localizada no bairro de Santana, na capital paulista, constatou falta de livros didáticos, de investimento e de apoio à instituição carcerária na área de educação, explicou Mariangela Graciano. Referindo-se às unidades prisionais femininas, a deputada Telma de Souza (PT) sugeriu uma seleção prévia das mulheres que realmente precisam passar pelas unidades prisionais.

Também participaram da reunião, presidida pelo deputado Simão Pedro (PT), a deputada Leci Brandão (PCdoB) e o deputado Gil Arantes (DEM).

alesp