Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Tati Egual

Tati Egual cria suas obras com inocência naturalista e acentos de expressivo frescor
05/04/2011 14:29

Compartilhar:

O Farol <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTEOFAROL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tati Egual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTETATIEGUAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O conto artístico de Tati Egual, simples na sua descrição representa uma sua viagem dentro da realidade das coisas comuns, uma descrição digna pela humildade de quem a escreve e pelo sincero sentido de evasão que ela representa e testemunha.



A bem jovem artista possui uma modéstia natural paralelamente à paixão e a vontade de aprender, de estudar, de admirar com atenção e alegria a obra dos grandes mestres que dedicaram a vida à pintura mas sobretudo à grande obra da natureza.



Tati Egual dedica-se de modo especial às paisagens, às flores e às coisas que ela conhece melhor porque a cercam desde sempre, dia após dia, constante e paciente procura desenhá-las cada vez melhor e colori-las do modo o mais apropriado.



Sua "inocente" veia naturalista não lhe consente audácias formais mas faz alcançar muitas vezes acentos de sincera humanidade e de frescor expressivo.



Na obra "O Farol", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Tati Egual busca com sua pureza adolescente, mas com tenacidade de fazer "seu" um mundo de coisas e de imagens escolhidas entre tantas possíveis de representação e de interpretação.



A Artista



Tati Egual, pseudônimo artístico de Tatiane Cristina Egual, nasceu em São Bernardo do Campo em de 1990. Trata-se de uma jovem com necessidades especiais, portadora da Síndrome de Down. Concluiu a oitava série do Ensino Fundamental estudando sempre em escola regular e desde muito pequena demonstrou identificação com a arte e o seu propósito de ser pintora.

A partir de 2005 iniciou seu aprendizado artístico reproduzindo telas bastante complexas demonstrando determinação para superar suas dificuldades. A partir de então tem executado vários estilos, embora preferindo os abstratos onde tem plena liberdade de movimentos com os pincéis.

Ao escolher os temas, dá-lhes forma, pinta com simplicidade valorizando suas idéias, utilizando textura, aplicações, espátula, ficando cada vez mais empolgada com a arte ao perceber o efeito de suas criações. Atualmente tem como professora a artista plástica Marja, de Santos. Desde 2009 é filiada como "Artista Plástica" sob nº. 137 junto à Academia Latino-Americana de Arte.



Em 2006 realizou sua primeira exposição no Liceu Santa Cruz na Moóca participando desde então de várias exposições: X Salão de novos Talentos do Litoral Paulista, no Teatro Municipal de Santos (2008); "Carnaval" na Prodesan em Santos (2009); "Mulheres Guerreiras" na Cadeia Velha de Santos (2009); exposição coletiva no Navio MSC Ópera (2009); "Alegria, Alegria Brasil", "Dia do Índio", "Mulheres" e Exposição Coletiva Ano da França no Brasil, na Casa da Fazenda no Morumbi (2009); "Dia do Artista Plástico Brasileiro" na Prodesan em Santos (2009); Atelier e Studio Marja, na Aliança Francesa em Santos (2009); V Mostra Nacional de Artes Plásticas no Museu Histórico do Exercito no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro (2009); Festival de Inverno de Campos de Jordão (2009); "Cubatão Homenageando os 100 anos da França no Brasil" em Cubatão (2009); VIII Salão da Primavera no Teatro Municipal Brás Cubas em Santos (2009); "O olhar da mulher guerreira para a França" na Aliança Francesa de Santos (2009); III Exposição Nacional de Artes Plásticas, no Jockey Club de São Paulo (2009); XI Salão de Novos Talentos, na Oficina Cultural Regional Pagú em Santos (2009); VI Exposição Nacional de Artes Plásticas da ALA, no Memorial da América Latina (2009); "120 anos da Proclamação da República" no Clube Militar do Rio de Janeiro (2009); Exposição de Artes Plásticas e Artes do Fogo, a bordo do Navio MSC Música (2009); XI Salão em homenagem à Mulher, na Galeria de Arte "Nelson Penteado de Andrade" em Santos (2010); VI Exposição Nacional de Artes Plásticas em homenagem aos "50 anos de Brasília", no Jockey Club de São Paulo (2010); Exposição Coletiva em comemoração à Libertação dos Escravos, no Polo Cultural Casa da Fazenda do Morumbi (2010); Mostra de Artes Visuais "Pagu, uma mulher contemporânea" na Oficina Cultural Regional Pagu em Santos (2010); XI Salão de Arte Contemporânea, na Galeria de Arte Nelson Penteado de Andrade em Santos (2010); IX Salão de Primavera, na Galeria de Arte Patrícia Galvão em Santos (2010); Feira Internacional de Arte Contemporânea em Padova, Itália, como artista da Galeria Spazio Surreale (2010).



Recebeu inúmeros prêmios por sua participação de mostras no Brasil e na Itália. Suas obras encontram-se no acervo de Carlos Araújo e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp