Seminário debate Prevenção do Câncer de Mama


08/03/2004 19:42

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Mesa do Seminário "Prevenção do Câncer de Mama", organizado pela deputada estadual Rosmary Corrêa (PSDB) Clique para ver a imagem ">

Da Redação

O deputado Federal José Aristodemo Pinotti, médico ginecologista, abriu nesta segunda-feira, 8/3, o Seminário Prevenção do Câncer de Mama, organizado pela deputada estadual Rosmary Corrêa (PSDB). O encontro contou também com a participação das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Maria Almeida (PFL).

Pinotti destacou a importância da participação da mulher no processo decisório. "O discurso não deve ser só em favor da mulher, pois na medida em que a mulher possa participar do processo decisório, toda a sociedade ganha. Não é possível que num país onde pagamos impostos para ter acesso à cidadania tenhamos que comprar cidadania no mercado. Isso precisa ser modificado pelas mulheres."

Durante o debate foram distribuídas cartilhas que ensinam as mulheres a detectarem precocemente o câncer de mama, explicando como fazer o auto-exame, detalhando os possíveis sintomas e os períodos mais adequados para fazê-lo.

Fator principal

As participantes da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer, de Itatiba, presidida por Maria José Penteado Corradini, falaram sobre o trabalho de assistência ao doente carente. A entidade dedica-se a fornecer medicamentos e atendimento, fazendo visitas domiciliares, orientando sobre alimentação adequada, oferecendo também serviços de psicólogos, assistência social e terapia ocupacional para o doente e seus os familiares.

Segundo as palestrantes, a prevenção é o fator principal no combate ao mal: "Afastando os fatores de risco controláveis, como obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo, fazendo o auto-exame e visitando periodicamente o médico estaremos evitando, dentro do que nos é possível, o desenvolvimento da doença".

Voluntariado

Para Ermantina Ramos, presidente da União de Apoio e combate ao Câncer de Mama (UNACCAM) - da qual fazem parte Rosmary Corrêa e José Aristodemo Pinotti -, um dos principais objetivos da entidade é formar grupos de apoio em todas as regiões do país. " Hoje temos um projeto de trabalho; optamos por um voluntariado capacitado, que dê um pouco mais de entendimento às pessoas sobre o que é a doença, como se prevenir e se tratar. A excelência no trabalho de prevenção primária é o que buscamos", disse ela.

alesp