Serviço Social Bom Jesus é homenageado pela Alesp


05/11/2007 22:05

Compartilhar:

Paulo Afonso S. Lana, Zacarias Camelo, deputado Luís Carlos Gondin, Antonia Cameçlo Sampaio e Sebastião Justino de Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL BOM JESUS mmy (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Serviço Social Bom Jesus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SOL BOM JESUS mmy (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene, realizada na noite desta segunda-feira, 5/11, por solicitação do deputado José Augusto (PSDB), prestou homenagem ao Serviço Social Bom Jesus. Compuseram a Mesa dos trabalhos, Zacarias Camelo, presidente licenciado da entidade, Antonia Camelo Sampaio, presidente interina e o tesoureiro da instituição, Paulo Afonso da Silva Lara.

No evento, foram especialmente homenageados Neusa Miriam de Oliveira, a mais antiga funcionária do SSBJ, Francisco de Assis Clemente, o mais antigo voluntário, e Maria Matilde Coelho de Almeida, fundadora da instituição. A presidente interina também recebeu homenagem como uma das fundadoras do Serviço Social Bom Jesus.

A instituição, situada na periferia da zona sul de São Paulo, tem caráter filantrópico. Instituída em 25 de outubro de 1981, surgiu do trabalho pastoral realizado na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha.

Por ser uma instituição com base na doutrina Católica Apostólica Romana, o desenvolvimento de suas ações sociais se pauta numa espiritualidade que visa o bem comum e a promoção humana.

Desde o inicio, a entidade utilizou os espaços físicos de suas comunidades para o desenvolvimento do trabalho social, tendo uma participação efetiva dos seus membros, na sua maioria mulheres, que disponibilizavam seus dias e horas vagas para conduzir as práticas desenvolvidas.

A Instituição tem sua história marcada por fases que demonstram tanto seu processo de crescimento como a consolidação de sua proposta de trabalho, descritos da seguinte forma: Ação Voluntária, reconhecimento público, qualificação técnica e consolidação de uma identidade.

No inicio da década de 80, durante um período de grande contestação por parte dos movimentos populares sobre os rumos políticos e econômicos do país, nasce a proposta na Paróquia Bom Jesus de Piraporinha de iniciar uma ação efetiva na área social, unindo Fé e Ação para oportunizar vida digna.

Baseado nos fundamentos da Teologia da Libertação é instituído o Serviço Social Bom Jesus, tendo à frente o Padre Darci Bortolini e os coordenadores das primeiras comunidades Eclesiais de Base.

As primeiras ações para a construção da proposta social do SSBJ, inicialmente de caráter voluntário, tiveram à frente o grupo de mulheres e o clube de mães. Com a Campanha da Fraternidade de 1987, que tinha como lema: "Quem acolhe o menor a Mim acolhe", discutia-se em todo o país a situação de risco social e pessoal ao qual estavam expostos milhares de crianças e adolescentes, como também a população pauperizada e desprovida de mínimas condições para o estabelecimento de uma vida digna. O SSBJ, conhecedor da grande carência da região em relação à falta de equipamentos educacionais e sociais, consolida, com o auxílio dos pais e pessoas voluntárias de suas comunidades, o compromisso de prestar serviços sociais às pessoas carentes da comunidade - educando e orientando " crianças, adolescentes, adultos, idosos, mulheres e gestantes.

Enfocando o trabalho com crianças e adolescentes, o SSBJ abre oito creches, a partir da visão das mães crecheiras, para o atendimento à criança na faixa de dois a seis anos, contando com as doações realizadas pelos coordenadores e membros da comunidade.

Nesta fase, O SSBJ e a comunidade assumem uma participação ativa junto aos movimentos sociais, na busca de melhores condições de vida e da garantia de direitos sociais como saneamento básico, transporte, saúde e educação.

Todos os espaços físicos para o desenvolvimento de suas atividades foram construídos em regime de mutirão.

alesp