Secretaria da Pessoa com Deficiência avalia principais dificuldades de portadores na escola


04/09/2008 19:37

Compartilhar:

Linamara Rizzo Batistella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/sec linamara MAU_3653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Waldir Agnello<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/AGNELLO (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A secretária Linamara Rizzo Batistella se reuniu com o deputado Waldir Agnello para relatar o trabalho de sua pasta

Graciana Feitosa

Cerca de 5 milhões de paulistas são portadores de deficiência física. O maior problema enfrentado por eles é a falta de adaptação em diferentes setores essenciais para o convívio do cidadão. Pensando em contribuir com políticas públicas que auxiliem na qualidade de vida desta parcela da população e seus familiares, o governo de São Paulo criou a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência há seis meses. Nesta quinta-feira, 4/9, a secretária Linamara Rizzo Batistella se reuniu com o 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Waldir Agnello (PTB), para relatar o trabalho desenvolvido e os avanços alcançados pelo órgão.

Conforme Batistella, a secretaria está elaborando um diagnóstico sobre as principais dificuldades das crianças portadoras de deficiência, na escola. Serão identificadas cerca de 20 mil crianças, de quatro a 18 anos, que recebem benefício de prestação continuada mas não freqüentam a escola. A secretaria vai fazer um reconhecimento das barreiras que levam a essa evasão. Dentre outros projetos, está uma parceria com a Secretaria da Habitação, para que moradias possam ter desenho universal, possibilitando melhor acessibilidade.

Waldir Agnello destacou o papel e a agilidade do Legislativo na votação da consolidação das leis estaduais sobre o segmento de portadores de deficiência e no projeto que implementou a secretaria. O 1º vice-presidente comentou a atuação da Frente Parlamentar em Favor da Pessoa com Deficiência Física. "É a frente na Assembléia com o maior número de deputados", ressaltou. Também foi assinado um acordo entre a Assembléia e o Senado para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos deficientes físicos. Segundo ele, há um sincronismo positivo entre a secretaria, o Legislativo e outros órgãos do governo.

De acordo com Linamara, está em andamento um plano de capacitação específica, dividido em três partes. A primeira é um curso técnico, em parceria com o Centro Paula Souza e o Hospital da Clínicas, para formar técnicos em órteses e próteses. A segunda consiste em formar médicos fisiatras especializados no atendimento à pessoa com deficiência. A última etapa é um curso de nível superior que prestará suporte ao deficiente, com áreas de atuação específicas.

Outra conquista da secretaria é a participação no Encontro dos Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre na próxima semana, de 10 a 14/9, em Santos, litoral paulista.

Anualmente, em 3/12, é comemorado o Dia Internacional do Deficiente Físico. "Neste ano, haverá um grande evento no Palácio Nove de Julho para marcar a data", assegurou Agnello.

alesp