Audiência pública vai discutir horários dos jogos noturnos de futebol no Estado


10/03/2010 19:29

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Esportes e Turismo da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTURISMOGERALMAC 09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter Roberto Correia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTURISMOProfDr.WalterRobertoCorreia11MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente Cândido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/COMTURISMOVICCANDIDOMAC 05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Representantes das torcidas organizadas dos maiores times de futebol do Estado estiveram presentes à reunião da Comissão de Esportes e Turismo, desta quarta-feira, 10/3, para acompanhar a votação do pedido de audiência pública requerido pelo deputado Enio Tatto (PT), para debater novo horário de realização das partidas oficiais de futebol noturnas. Os projetos 106/2010, do deputado Donisete Braga (PT), 172/2010, do deputado Jorge Caruso (PMDB), 177/2010, do deputado Enio Tatto (PT), e 178/2010, do deputado Rafael Silva (PDT), que versam sobre medidas para produzir efetivo controle e fiscalização do acesso do público aos estádios de futebol do Estado de São Paulo, também serão temas da discussão. A realização dessa audiência foi aprovada por unanimidade.

Outro requerimento de audiência pública, de autoria dos deputados Vicente Cândido e Roberto Felício, ambos do PT, também aprovado, vai discutir medidas disciplinares para ocupação dos lugares nos estádios, e rever a restrição da entrada de bandeiras dos times, com suporte de bambu. A comissão abriu a palavra ao mediador das torcidas organizadas do Estado, Danilo Zamboni, que solicitou espaço para os representantes das torcidas contribuírem com temas nas audiências. Pediu atenção para que seja devolvida a festa do futebol ao Estado, já que São Paulo é o único Estado a restringir o uso das bandeiras nos estádios.



Aprovada convocação do secretário de Economia e Planejamento

Foi aprovada também a realização da audiência pública, requerida pelo deputado Enio Tatto (PT), para debater a verba do esporte e lazer, no Orçamento do Estado, bem como a convocação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna. A audiência será, no dia 31/3, às 14h, no auditório Franco Montoro.

A comissão aprovou ainda ofício do deputado Roberto Felício (PT), para que o 2º Fórum Paulista de Artes Marciais seja de iniciativa e execução desta comissão. O fórum acontecerá, no dia 4/5, no auditório Franco Montoro. Para esclarecer as razões desse evento foi ouvido o professor doutor Walter Roberto Correia, da Escola de Educação Física e Esporte da USP. O professor afirmou que as artes marciais já são uma prática consolidada na sociedade, e sendo assim, existe a necessidade de qualificar os profissionais, unindo os saberes profissionais aos acadêmicos. Disse ainda que as discussões dos direcionamentos das modalidades esportivas de combate precisam sair do exótico para a prática socioeducativa.

Aprovados também os projetos de lei 921/09, 922/09, 861/09, 904/09 e 925/09, que podem ser consultados na íntegra, no portal da Assembleia, clicando no ícone projetos.

A reunião foi presidida pelo deputado Vicente Cândido (PT), com as presenças dos deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Chico Sardelli (PV), Conte Lopes (PTB) e Enio Tatto (PT).

alesp