Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Carmem Marçal


27/10/2010 14:07

Compartilhar:

Pesqueiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/MuseudeArteObraCarmemMarcal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carmem Marçal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2010/MuseudeArteArtistaCarmemMarca.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carmem Marçal: luminosidade e realismo em obras impregnadas de sincera inspiração



Sem fazer concessões a efeitos gratuitos, as imagens de Carmem Marçal revelam uma capacidade cromática que recupera o traço e delineia os volumes.

A linguagem da artista é vivaz, natural e rítmica, manifestação de um temperamento espontâneo repleto de energia. Sua temática é das mais variadas e suas obras são impregnadas de uma sincera inspiração.

Carmem Marçal possui uma personalidade que sabe colher a beleza da paisagem e dela retira dois elementos essenciais: a cor e a genuína interpretação. Seu desenho se equilibra com a cor e a ela se funde, inserindo o todo numa prospectiva que se estende.

O cromatismo de sua palheta é acompanhado de uma sólida estrutura que, longe de exageros, consegue criar atmosferas pictóricas com uma exatidão que inclui, ao mesmo tempo, um sentido de autêntica poesia.

A obra "Pesqueiro", doada ao acervo artístico do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, engloba um refinado espetáculo marítimo, cromaticamente realista e rico de luminosidade.



A Artista



Carmem Marçal, pseudônimo artístico de Carmem Marçal Zagari, nasceu em São Paulo, em 1959. Filha de pai artista e arquiteto, desde muito cedo conviveu com as artes plásticas.

Autodidata, iniciou-se na pintura na década de 1990, instalando seu atelier na Freguesia do Ó, onde reside. A partir de então passou a freqüentar exposições, museus e ateliers de artistas.

Participou de exposições individuais no Espaço Cultural Toriba, em Campos do Jordão, Casa da Cultura da Freguesia do Ó e Espaço Cultural V Centenário, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp