CATI de Itaberá produz muda de ameixa livre de contaminação


17/02/2012 11:25

Compartilhar:

Emmanuel Moraes e Dr. Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/ULYSSESTASSINARIAMEIXAu.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A unidade da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria Estadual de Agricultura, em Itaberá, sudoeste do Estado, é a única do país a produzir muda de ameixa livre de contaminação desde a germinação até a finalização da produção da ameixeira. O processo foi apresentado a Ulysses Tassinari (PV) pelo diretor técnico da unidade, Emmanuel Moraes, durante visita do deputado ao local. "É bom saber que nossa região produz tecnologia de ponta para melhorar a produção de frutas no Estado e em todo Brasil", afirmou Dr. Ulysses.

Moraes explica que a muda, desde o material de propagação vegetal, a matriz de onde é tirada a gema vegetativa para enxerto, até a finalização da produção, é realizada dentro de uma casa de vegetação, protegida com tela antiofídio. Esse cuidado evita a contaminação pelo inseto vetor da bactéria chamada xilela fastidiosa causadora da doença que entope os vasos da planta e a mata em 2 ou 3 anos.

O núcleo produz mudas de pêssego, caqui, nêspera, atemoia, maracujá, café, nectarina e de uva para a produção de vinho. Atualmente, são 30 mil mudas para o setor vinícola. A meta é chagar a 100 mil. A unidade tem ainda mudas de mais de 80 espécies de árvores nativas, como sibipiruna, jatobá, e jequitibá. A boa notícia é que cooperativas e associação de agricultores tem 20% de desconto na compra das plantas. Outras informações no telefone (15) 3562 1642.(da)



ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp