Encontro destaca a importância da preservação do rio Paraíba do Sul


24/11/2006 11:14

Compartilhar:

Padre Afonso <i>(centro)</i> organizou encontro para discutir a preservação do rio Paraíba do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/pafonso1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O encontro foi realizado na Comunidade Bom Pastor, em Taubaté<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/pafonso2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta quinta-feira, 23/11, na Comunidade Assistencial Bom Pastor, em Taubaté, reunião para tratar de problemas relativos ao rio Paraíba do Sul. O encontro foi organizado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV), com o objetivo de mobilizar a sociedade em busca de mecanismos de proteção ambiental, principalmente porque os municípios estão na fase final de elaboração de seus planos diretores e leis de estruturação urbana e de ocupação do solo.

Extração de areia, invasão das várzeas por empreendimentos imobiliários e poluição das águas foram alguns dos temas do encontro, do qual participaram profissionais ligados ao Departamento de Proteção de Recursos Naturais (DPRN), Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Universidade de Taubaté (Unitau), além de organizações não governamentais.

O deputado destacou a importância de reuniões como essa para promover a convergência de interesses na proteção ao rio Paraíba do Sul e às várzeas. Ele pretende reunir subsídios para buscar investimentos do Estado e criar mecanismos legais de proteção ao ecossistema local.

Entre os problemas da área, foi apontada a especulação imobiliária na faixa das várzeas. Para o deputado, a solução passa pela co-responsabilidade das partes envolvidas, já que a questão começa com a aprovação de projetos por parte da Prefeitura e do Estado e inclui até financiamentos oficiais em bancos e instituições financeiras. "Todo cidadão deve se sensibilizar com a causa, sem partidarismo. Afinal, o rio Paraíba é a espinha dorsal da vida na região", considera Lobato.

Vocação

Representantes de órgãos estaduais, como o engenheiro agrônomo Glênio Campos, da Casa da Agricultura de Taubaté, reforçaram a necessidade de preservar as várzeas, destacando sua importância para a agricultura. "Essa é a vocação natural dessas áreas, principalmente para a cultura de arroz, feijão e batata, entre outras", acrescentou. A opinião foi compartilhada pela agrônoma Fátima Cardoso, da Cati, que ainda falou sobre o baixo número de profissionais e técnicos estaduais dedicados à assistência ao agricultor. "Atualmente, o Vale do Paraíba tem cerca de 10 mil hectares de várzeas agricultáveis, quando esse potencial é de até 45 mil. Precisamos de uma legislação que privilegie as condições naturais da região", ela completou.

Um novo encontro foi marcado para o próximo dia 13 de dezembro, no mesmo local. O deputado Padre Afonso Lobato espera contar com a presença de representantes de Comitês de Proteção da Bacia do Paraíba do Sul pelo Estado do Rio de Janeiro, já que o rio abastece a população carioca e alimenta o complexo industrial da Baixada Fluminense. O representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (CBH-PS), Jorge Reis, sugeriu a participação de membros do comitê do rio Guandu, onde ocorre a transposição do Paraíba do Sul. "É importante que as ações de preservação das várzeas e de despoluição sejam unificadas", disse Reis.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp