Escultora de grande versatilidade, Alina Cubas trabalha com matérias as mais complexas e dos mais diversos componentes, com ênfase para a resina colorida. Em suas mãos, cada segredo é revelado evidenciando o exercício de uma clara habilidade, onde se delineia a impressão de uma forte e autônoma personalidade.Suas obras permanecem ligadas àquela estrutura intima que reclama sempre uma única e unitária inspiração estimulada por uma decisiva evolução estilística e formal.Com efeito, no desenvolvimento contínuo, as formas da escultora se abriram a novas e importantes relações, aquelas mesmas que lhe permitiram encontrar soluções abertas e de grandes possibilidades receptivas. Inserindo cores fosforescentes, as mais contrastantes, a artista transforma o real em situações irônicas e divertidas, que criam uma plasticidade feminina e musical.Suas formas contém os fermentos da complexa atualidade artística, das inovações e das conquistas técnicas das últimas décadas. Mesmo se a dinâmica das torções, das sinuosidades e do luminoso cromatismo constituem um chamamento a obras que, buscando novos espaços, propõem um ritmo de luz que se modula na linha formal da harmonia.A obra Red Disk, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete entretanto uma harmoniosa evolução de sua bem calibrada geometria viva, que atrai dentro de si o aspecto e possivelmente a essência do vasto mundo que a circunda.A artistaAlina Cubas, pseudônimo artístico de Alina Cubas Fonteneau, nasceu em Havana (Cuba), em 1954. Transferiu-se para o Brasil em 1998, onde criou seu próprio ateliê. Bacharelou-se no Mount Holyake College, em South Hadley, Massachusets, EUA (1976), e formou-se Master of Arts na Universidade de Nova York, especializando-se no campo da escultura.Sua primeira exposição data de 1977, na Grey Art Gallery, seguindo-se: Espaço Cultural da ACCA (associação dos críticos cubanos de arte), Miami, Florida, EUA (1980); Meeting Point Gallery, Coral Gables, Flórida, EUA (1981); Stamford Museum and Nature Center, Connecticut, EUA (1988); Milford Fine Arts Council, Connecticut, EUA (1988); New Canaan Society for the Arts, Connecticut, EUA (1989 e 1991); Boinayel Art Gallery, San Juan, Puerto Rico (1990); Gallery at the Courtyard, Katonch, Nova York, EUA (1992); Virginia Miller Artspace, Miami, EUA (1996); Raleigh Gallery, Boca Raton, EUA (1996/1997); The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art Group Exhibition, Miami, EUA (1997); Adamar Art Gallery, Miami, EUA (1998); Chapel Art Show, São Paulo; Galeria Val de Almeida Junior, São Paulo (2002 e 2003); Museu da Casa Brasileira, São Paulo (2003); Salão de Artes e Antiguidades de São Paulo; Salão Aberto na Bienal de São Paulo (2004); Nova André Galeria, São Paulo; Faire Maison & Object, Paris, França; "Caminhos Vários", Nova André Galeria, São Paulo (2005); Palm Beach International Biennale, Palm Beach, EUA (2006); "Totens Coloridos", Galeria Arte Aplicada, São Paulo; e Off Bienal II, Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo (2006).Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.