CPI das Áreas Contaminadas ouve representantes de empresas
A Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de investigar denúncias sobre contaminações ambientais, presidida pelo deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), realizou, nesta quarta-feira, 11/3, reunião em que foram ouvidos representantes de empresas e da Cetesb sobre áreas contaminadas.
Carlos Relvas, da Procter&Gamble do Brasil, discorreu sobre a contaminação do aquífero de Jurubatuba. A Procter&Gamble comprou a área em 1995, que anteriormente pertencia à Gillette, que, por sua vez, a adquiriu da empresa Duracell.
A contaminação por solventes na região foi descoberta em 1999 e, a partir de então, a empresa iniciou um processo de investigação da contaminação e um sistema de remediação que continua nos dias atuais. Segundo o depoente, a empresa envia relatórios mensais e semestrais à Cetesb e, mais recentemente, apresentou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que está em discussão com a Cetesb.
Os engenheiros Vicente de Aquino Neto e Luis Carlos Rodrigues relataram qual tem sido o procedimento da Cetesb quanto ao problema. Foi efetuado um mapeamento interno, com coleta de amostras, e realizadas diversas ações para a contenção da contaminação, que excede os limites da Procter&Gamble. De acordo com eles, várias empresas foram instadas a realizar investigações sobre a contaminação da área. Afirmaram, também, que o problema está controlado e não existe risco à saúde pública, uma vez que o consumo da água subterrânea da região não é permitido.
Representantes da Aços Villares e da Rhodia discorreram sobre problemas de contaminação em Sorocaba e em Santo André.
Dois requerimentos de autoria do deputado Rodolfo Costa e Silva foram aprovados. Um deles solicita ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) que informe sobre as empresas autorizadas a captar água do aquífero de Jurubatuba e quais não obtiveram tal autorização. O outro requer a realização de diligência nas regiões em que houve contaminação desse aquífero. Foi também aprovado requerimento do deputado Jorge Caruso (PMDB) solicitando à Procuradoria Geral do Estado e ao Ministério Público informações sobre eventuais punições de empresas por problemas de contaminação ambiental.
Participaram também da reunião os deputados José Bittencourt (PDT), Rita Passos (PV), Waldir Agnello (PTB) e Fernando Capez (PSDB).
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações