Fim da queima da palha da cana pode ir a Plenário


28/04/2011 16:07

Compartilhar:

Vanessa Damo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/VANESSADAMOqueimaPAlha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) elegeu o projeto de lei de sua autoria que prevê o fim da queima da palha de cana-de-açúcar até 2012 como prioritário para a votação na Assembleia Legislativa. A proposta já foi encaminhada ao Colégio de Líderes da Casa e conta com o apoio para a votação em Plenário.

O projeto estabelece que em áreas mecanizáveis (terrenos acima de 150 hectares e declividade igual ou inferior a 12%) a queima da palha deve ser totalmente abolida até o fim do próximo ano (2012). Por sua vez, para as áreas não mecanizáveis (terrenos com declividade acima de 12%), o prazo para o fim do processo é o ano de 2014, com redução anual gradativa.

A proposta que será votada faz alterações na Lei Estadual 11.241/2002 e foi definida após a conclusão da CPI contra a queima da palha da cana, em 2008, que teve a deputada Vanessa Damo como relatora. "Pudemos identificar os malefícios que a queima da palha da cana tem causado aos trabalhadores rurais, à população das regiões de cultura de cana-de-açúcar e ao meio ambiente".

A lei prevê punições severas à aqueles que desrespeitarem o meio ambiente, com sanções que vão de grandes multas até a suspensão da atividade comercial, industrial e agrícola aos produtores infratores.

"O Brasil que quer dar o exemplo para o mundo de economia sustentável através da produção de Etanol, não pode ter no processo produtivo justamente desse produto um sistema tão ineficaz e ambientalmente incorreto como a queima da palha da cana", pondera a deputada.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp