Opinião - O planeta pede socorro
No dia 19/1, o jornal Folha de São Paulo publicou no caderno Cotidiano a notícia de que a chuva matou o dobro do que no último verão. Infelizmente, são cada dia mais comuns, e também mais dramáticas, as imagens de tragédias que matam pessoas em todo o mundo. No Brasil, nos últimos meses, e como já citei em artigo anterior publicado neste espaço, pudemos acompanhar aterrorizados fotos e vídeos de deslizamentos em diversas cidades. Em São Paulo, até mesmo cidades do interior se viram alagadas.
As imagens dos últimos dias resumem bem o que vem acontecendo: morros e casas desabando, morte, dor, sofrimento, pessoas e automóveis sendo tragados pelas fortes águas. Mas será mesmo que a culpa é apenas das chuvas como todos dizem? Nesse caso, não há apenas um culpado, todos nós somos réus e também vítimas. Na verdade, o meio ambiente tem sentido da pior forma a nossa intromissão.
É perfeitamente aceitável que as chuvas intensas atinjam um país de clima subtropical, mas suas implicações podem e devem ser trabalhadas. Acontece que já fizemos o favor de desmatar a cobertura florestal natural das encostas dos rios e dos topos dos morros, só que essa cobertura serve para proteger o solo da erosão provocada por chuvas e evita que a água da chuva provoque inundações rápidas. Além disso, é muito comum a construção de casas em locais propícios a deslizamento, o que piora ainda mais a situação.
O aumento das temperaturas em todo o mundo, e em especial por aqui, também tem contribuído para todo esse descontrole climático. Esse tema tem sido abordado em todo o mundo e os principais vestibulares do país também têm ampliado a discussão sobre este assunto. O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Acredita-se que grande parte do problema se deve ao efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa provocados por nós, inclusive pelo excesso de uso de energia e pela poluição.
Esse aquecimento tem aumentado o nível do mar, e isso é tão preocupante que existe a possibilidade de que em pouco tempo a Ilhas Maldivas desapareçam. Do ponto de vista científico ainda existem muitas incertezas mas, mesmo assim, é possível que cada um faça a sua parte, como por exemplo: não cortar árvores, evitar queimadas, não jogar lixo nas ruas, diminuir o uso da água e reciclar. É importante fiscalizar a construção de casas em locais de risco e também as áreas em que é necessário algum tipo de replantio.
Nós alteramos o meio ambiente, ou seja, a responsabilidade se estende para toda a sociedade. Não podemos deixar o nosso território ainda mais vulnerável para catástrofes naturais. É importante que as pessoas sejam conscientizadas por meio de debates públicos, através de projetos escolares e conversas informais. Se não podemos mudar o mundo inteiro com as nossas ações, ao menos mudaremos o nosso mundo particular, e juntos provocaremos mudanças efetivas.
*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado participa do maior evento conservador do mundo nos EUA, o CPAC
- Crise hídrica em São Paulo vai além da falta de chuvas, apontam especialistas em seminário na Alesp
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações