Ato solene celebra Ramadan na Assembleia


25/08/2011 20:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RamadanMMY0058.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comunidade islâmica em São Paulo celebra Ramadam na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RamadanMMY0124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Simão Pedro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RamadanMMY0089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa paulista sediou, nesta quinta-feira, 25/8, a quebra de jejum do Ramadan da comunidade islâmica em São Paulo. A iniciativa partiu do gabinete do deputado Simão Pedro (PT), que recepcionou os representantes da comunidade, líderes religiosos e políticos.

O Ramadan é o mês anualmente dedicado ao jejum, segundo um dos cinco pilares básicos do Islã, contidos no Corão, conforme informou ao Diário da Assembleia a vice-cônsul para Assuntos Políticos do Consulado-Geral dos Estados Unidos, Maha Angelina Armush. Neste mês, tradicionalmente, os islamitas consagram-se ao jejum durante o dia, desde o nascer do sol até o seu poente, para solidarizarem-se com os que estão em sofrimento, privados de alimentos e outros recursos, ou doentes, voltando a alimentar-se no período noturno. Segundo Maha, o jejum não é só de alimentos, mas também sexual e de pensamentos impuros, para que o crente possa ligar-se a Deus, para também agradecer os bens que recebeu.

O deputado Simão Pedro manifestou sua alegria em a Assembleia sedir a quebra do jejum, momento significativo não só para árabes, por seu simbolismo de solidariedade. Simão destacou a integração da comunidade árabe com o povo brasileiro numa convivência pacífica. E concluiu: "Não poderíamos falar de paz sem lembrar de nossos irmãos que estão tombando na luta pela democracia, principalmente nos países árabes".

Compareceram à cerimônia o deputado federal Protógenes Queiroz, o cônsul-geral do Líbano, Joseph Sayah, o diretor do Departamento Religioso do Instituto Futuro, Houssan Al Boustani, e o arcebispo da Igreja Greco-Melquita Católica Romana no Brasil, Dom Farès Maakaroun, entre outros convidados.

alesp