Uso de amianto no Brasil está em discussão


02/08/2011 12:59

Compartilhar:

Marcos Martins com o senador Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MARCOSMARTINSSUPLICYo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A luta pelo banimento do amianto no Estado de São Paulo e no país será reforçada. Nesta última sexta-feira, 29/7, na capital paulista, Marcos Martins se reuniu com o senador Eduardo Suplicy, ambos do Partido dos Trabalhadores, para debater os processos referentes à proibição do amianto no Brasil e à forma de colaboração do senador, a partir do Projeto de Lei do Senado (PLS) 371/2011. Este, apresentado no dia 30 junho último, por Suplicy, prevê a proibição da extração, transporte, armazenamento, industrialização e uso da substância. Originalmente apresentada pela então senadora Serys Slhessarenko e arquivada com sua saída do Senado, a matéria foi reapresentada após algumas mudanças e deve passar pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

Para o deputado Marcos Martins, autor da Lei 12.684/07, que proíbe o uso do amianto em São Paulo, foi um dos primeiros textos a vigorarem no Brasil com a finalidade de banir a substância.

A entrada de Suplicy nessa luta, através da propositura, além de benéfica, estenderá a outros Estados os efeitos positivos já conhecidos pelos paulistas. Para o senador, que diz acompanhar, desde a década de 90, a luta da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA) e da engenheira do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernanda Giannasi, pelo banimento do amianto no país, a reunião serviu para esclarecer dúvidas sobre a validade da lei paulista.



mmartins@al.sp.gov.br

alesp