Família e sociedade é tema de audiência pública


24/10/2007 19:05

Compartilhar:

Maestro Walter Soares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRO ENVELHE  Maestro Walter Soares MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRO ENVELHE GERAL   149  MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Maria Lúcia Prandi na abertura dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRO ENVELHE  Prandi   50  MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Paralmentar Pró Envelhecimento Saudável realizou nesta quarta-feira, 24/10, sua 36ª audiência pública, tendo o tema Família e sociedade. Na abertura dos trabalhos, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), lamentou que "o Estatuto do Idoso ainda não esteja em prática".

Cláudio José dos Santos, professor de sociologia e pró-reitor comunitário da Universidade Católica de Santos (Unisantos), fez palestra, que foi ilustrada musicalmente com colaboração do também professor Élcio Prado. Em sua fala, o Cláudio lembrou que a sociedade atual está em vertiginosa mutação, com redefinição dos papéis sociais do homem e principalmente da mulher. "É hora de a mulher participar dos destinos do mundo".

Santos afirmou que a vida é como uma roupa que tecemos através do tempo, que vai tomando forma segundo as nossas vivências. Assim, a arte de envelhecer é cuidar de nossa "roupa" o melhor que pudermos, adaptando-a e cuidando dela. "É preciso amar a vida, aos outros e a nós mesmos. A felicidade deve ser degustada a cada momento", disse.

Santos frisou ainda a importância para um envelhecimento saudável de se "buscar com todas as forças um objetivo de vida" e de se manter em atividade física e mental, atualizando-se e participando de atividades coletivas. Citou ainda a poetisa Cora Coralina, descoberta aos 75 anos de idade: "Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo".

Participaram representantes de diversas entidades da terceira idade do Estado, como Wilson Alves de Castro, do "Movimento Cidadania - Pense Nela", que sugeriu que cada um dos presentes escrevesse a história de sua família para formar um acervo cultural de memórias familiares.

Durante o evento, houve apresentações do Coral da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da Unifesp, sob regência do maestro Walter Soares e coordenação da professora Nadir Nogueira.

alesp