SOS Racismo realiza seminário sobre ações afirmativas


27/06/2006 18:17

Compartilhar:

Dojival Vieira dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sos racismo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cartaz SOS Racismo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O SOS Racismo, entidade formada por funcionários da Assembléia Legislativa em prol da igualdade racial, promove na próxima segunda-feira, 3/7, das 14h às 18h, o seminário "O Brasil e as Ações Afirmativas". O palestrante será o jornalista Dojival Vieira dos Santos, coordenador do subconselho de comunicação do Conselho Geral de Programação da TV da Gente, cuja trajetória de atuação tem sido pautada pela defesa da valorização da diversidade racial no Estado e no país.

O tema da igualdade racial é objeto de diversos projetos em discussão no Congresso Nacional, entre eles o que cria o Estatuto da Igualdade Racial, pronto para votação em plenário.

Na Assembléia paulista, diversos projetos que propõem ações afirmativas também estão sendo discutidos. Entre eles, o Projeto de Lei 473/02, do deputado Alberto Turco Loco Hiar (PSDB), que estabelece cotas nas universidades e outras unidades de ensino superior do Estado para afrodescendentes brasileiros. Há também o Projeto de Lei 495/04, do deputado Sebastião Arcanjo (PT), que destina 30% do total das vagas de emprego nas repartições públicas estaduais para negros e afrodescendentes, e ainda o Projeto de Lei 530/04, do deputado Cândido Vaccarezza (PT), que determina reserva de 50% das vagas disponíveis nos vestibulares das universidades públicas paulistas para alunos da escola pública, afrodescendentes e indígenas.

As inscrições para quem deseja participar do seminário estão abertas e os interessados poderão fazê-las pelos e-mails sosracismo@al.sp.gov.br e abcsemracismo@yahoo.com.br , pelos telefones 3726-1574 e 3886-6299, ou pessoalmente no SOS Racismo Alesp, sala 03, subsolo, das 9 às 19h, Palácio 9 de Julho, avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera.

alesp